quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Governo dos Açores aprovou em 2013 projetos de investimento da iniciativa privada de cerca de 100 milhões de euros

O Vice-Presidente do Governo dos Açores manifestou-se satisfeito com o registo de candidaturas a projetos apoiados no âmbito do Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional (SIDER) em 2013, considerando que se "manteve a um ritmo que revela a vontade dos empreendedores açorianos de superarem as dificuldades, aproveitando bem os apoios que lhes foram disponibilizados”.

Sérgio Ávila revelou que, “só no mês de dezembro, foram apresentados 39 novos projetos de investimento, no valor de 33 milhões de euros e com a possibilidade de criação de 129 postos de trabalho”.

De entre os projetos que foram candidatados, destacam-se o da sociedade Enerteceira, Lda., para cogeração de energia térmica e elétrica a partir de biomassa florestal, no valor de 11,1 milhões de euros; o da empresa Charming Pico, para a construção de uma unidade hoteleira, no montante de 7,4 milhões de euros; e o da empresa Algicel, SA, para instalação de uma unidade de produção de astaxantina e de construção de uma unidade de remoção de microalgas, no valor de 4,8 milhões de euros. 

“Trata-se de projetos importantes, fechando da melhor maneira o ano de 2013, durante o qual o total de projetos apresentados foi de 121, representando 99 milhões de euros de potencial investimento e a criação futura de 338 postos de trabalho”, afirmou Sérgio Ávila.

Empreendedores de todas as ilhas candidataram em 2013 os seus projetos, sendo S. Miguel (45), a Terceira (29) e o Pico (15) as que registaram maior número de candidaturas.

Para o Vice-Presidente do Governo dos Açores, “é estimulante o facto de empresários de toda a região estarem a corresponder aos esforços do Governo Regional no sentido de promover um conjunto de medidas de combate ao desemprego, entre as quais um forte apoio ao investimento”.

“Essa resposta, que traduz vontade de vencer e confiança no futuro, é também um sinal de que vamos no caminho certo e de que a iniciativa privada e os investidores privados estão a desempenhar um papel extremamente importante no esforço que todos estamos a fazer no sentido de retomarmos, o mais rapidamente possível, o ritmo de desenvolvimento da região”, frisou Sérgio Ávila.


Anexos:
2014.01.16-VPGRanalisaProjetosInvestimento2013.mp3
GaCS

Sem comentários: