sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Ensino de Inglês nas escolas dos Açores pode contribuir para combater insucesso escolar, defende Luiz Fagundes Duarte

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura admitiu hoje, em Ponta Delgada, que o ensino da disciplina de Inglês nas escolas dos Açores poderá constituir “um instrumento” na estratégia de combate ao insucesso e abandono escolar.

“Entendemos que o Inglês tem que ser encarado, cada vez mais, como uma ferramenta útil na formação dos nossos jovens e para a sua capacidade de conhecer o mundo”, afirmou Luiz Fagundes Duarte, num encontro com professores de todas as escolas dos Açores responsáveis pelo ensino de Inglês, no âmbito do projeto Key for Schools Portugal.

Para Luiz Fagundes Duarte, “uma escola que ofereça várias possibilidades aos alunos está a conquistá-los”.

“O inglês deverá ser entendido como uma ferramenta de comunicação, que prepare os nossos jovens não para emigrar mas para ficarem cá”, frisou.

Na sua intervenção, o Secretário Regional salientou que a Região, numa primeira fase, não aceitou a realização dos exames de Inglês porque comportavam custos financeiros para as famílias.

Agora, os exames têm caráter obrigatório para os cerca de 2.800 alunos do 9.º ano de escolaridade na Região, mas apenas aqueles alunos que necessitem do respetivo certificado, de acordo com os níveis definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), é que poderão ou não pagar algum valor pecuniário, conforme o regime de Ação Social Escolar que estão abrangidos, referiu Luiz Fagundes Duarte.

Para esclarecer o desenvolvimento do projeto Key for Schools Portugal, a Direção Regional de Educação, em conjunto com o Instituto de Avaliação Educativa e a Cambridge English Language Assessment, promove hoje em S. Miguel uma reunião com professores da disciplina de Inglês.

De acordo com a calendarização da prova obrigatória de Inglês, o teste escrito terá lugar no dia 30 de abril e a prova oral entre 10 de março e 16 de maio.

No final deste teste, que também poderá ser realizado opcionalmente por alunos dos 6.º, 7.º, 8.º, 10.º, 11.º e 12.º anos, será emitido um certificado de nível A1, A2 ou B1 pela Universidade de Cambridge a atestar o nível de domínio linguístico alcançado.

Anexos:
2014.01.24-SRECC-Inglês.mp3

GaCS

Sem comentários: