terça-feira, 1 de julho de 2014

Paulo Teves destaca contributo da Açorianidade para o alargamento da lusofonia no mundo

O Diretor Regional das Comunidades destacou hoje, em Lisboa, o papel determinante da emigração açoriana desde o século XVII no desenvolvimento de diversos espaços geográficos, em especial no Brasil, Estados Unidos da América, Canadá e Bermudas, contribuindo efetivamente para o alargamento da lusofonia no mundo.

Paulo Teves, que apresentou uma comunicação intitulada ‘A emigração açoriana e o transnacionalismo da identidade cultural’, no âmbito da Conferência Internacional ‘Perspetivas Lusófonas. Transnacionalismo, Multiculturalismo e Cosmopolitismo’, evidenciou o longo percurso emigratório dos açorianos, frisando que os “milhares de açorianos que saíram de todas as ilhas do arquipélago foram determinantes no transnacionalismo da identidade açoriana”.

“As centenas de organizações e de dirigentes comunitários da diáspora açoriana são os principais agentes disseminadores da Açorianidade, através da preservação, dinamização e divulgação da realidade sociocultural do arquipélago”, afirmou o Diretor Regional.

Para Paulo Teves, as comunidades açorianas da diáspora têm acompanhado e diligenciado respostas face aos desafios atuais, reposicionando a sua ação, numa primeira instância, na promoção da plena integração dos emigrantes açorianos e dos seus descendentes nas sociedades de acolhimento e, num segundo plano, não menos importante, na perpetuação do legado cultural açoriano e na divulgação da Região Autónoma dos Açores nas suas diversas vertentes e valências.

“A existência de uma permanente e constante ligação afetiva com os Açores constitui um estímulo para as novas gerações, cada vez mais curiosas e interessadas num conhecimento aprofundado das suas origens, bem como para os diversos setores de atividade, que encontram nesta dinâmica novas e maiores possibilidades de intercâmbios não apenas culturais e sociais, mas também económicos”, defendeu Paulo Teves.

Na sua comunicação, o Diretor Regional das Comunidades sublinhou ainda que a participação ativa dos emigrantes açorianos nas sociedades de acolhimento “possibilita novas perspetivas de relacionamento e incremento da defesa dos interesses comunitários”, além de funcionar como “catalisador para a afirmação e internacionalização da Região Autónoma dos Açores no mundo”.

A Conferência Internacional ‘Perspetivas Lusófonas. Transnacionalismo, Multiculturalismo e Cosmopolitismo’ conta com mais de 40 palestrantes de diversos países e pretende abordar as múltiplas dimensões dos estudos lusófonos, tendo em consideração a existência de cerca de 250 milhões de falantes de Português, que se constituem atualmente em grandes comunidades espalhadas por todo o mundo, fruto das diversas rotas migratórias portuguesas.

Esta conferência, que decorre hoje e quarta-feira na Universidade Nova de Lisboa, é organizada pela Lusophone Studies Association, uma associação académica interdisciplinar composta por diversas universidades do Canadá e Portugal, incluindo a Universidade dos Açores.



GaCS

Sem comentários: