terça-feira, 1 de julho de 2014

Sé Catedral de Angra do Heroísmo recebe concerto com soprano, violino, clarinete e órgão

O Governo dos Açores promove sábado, 5 de julho, pelas 21h30, na Sé Catedral de Angra do Heroísmo, a realização de um concerto com soprano, violino, clarinete e órgão, interpretado por Alla Lanova, Elena Kharambura, Oleg Gunko e Olga Lysa.

Neste concerto, integrado na Temporada Artística 2014, será apresentado um percurso musical através dos períodos barroco, clássico, romântico e contemporâneo, tendo como tema principal o louvor a Deus, num programa que inclui peças de Dietrich Buxtehude, Diogo da Conceição, Handel, César Franck, Andrew Lloyd Webber e F. Paer.       

A soprano ucraniana Alla Lanova é licenciada pelo Conservatório Superior Estatal de Lviv, foi professora de Bandura e Canto no seu país natal e de Canto, Conjunto Vocal e Coro no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo.

Dirigiu o Coro do Conservatório de Angra do Heroísmo de 2000 a 2004 e é, desde 2001, diretora musical do Coro Padre Tomás de Borba, da Academia Musical da Ilha Terceira, sendo atualmente docente na Escola Francisco Ornelas de Câmara.

Elena Kharambura, também natural da Ucrânia, licenciou-se em Violino com a classificação de Excelente, sendo desde 1995 professora convidada no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, desempenhando também atualmente as funções de diretora artística da Orquestra Juvenil da Terceira.

Também ucraniano, Oleg Gunko concluiu o Curso de Licenciatura na especialidade de Intérprete de Instrumento – Clarinete, tendo realizado concertos com diversas orquestras em vários países da Europa e gravações radiofónicas e televisivas na Rússia e na Ucrânia, como solista de Orquestra Sinfónica e intérprete de Música de Câmara.

Nos Açores, foi professor convidado de Clarinete no Conservatório Regional da Horta, sendo atualmente docente deste instrumento musical no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo.

Olga Lysa, também ucraniana, é licenciada em Piano e Órgão, tendo participado em diversos festivais de música contemporânea nas Repúblicas da Ex-União Soviética e em diversos países europeus, assumindo em janeiro de 1995 as funções de professora convidada de Órgão no Conservatório Regional da Horta e organista titular da Igreja Matriz desde a inauguração oficial do seu Órgão.

Depois de uma passagem pelo continente, regressou aos Açores, sendo atualmente professora de Piano e Órgão no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo e organista da Sé Catedral.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: