terça-feira, 8 de setembro de 2015

Ações de educação ambiental dos Parques Naturais já abrangem um quarto da população escolar dos Açores

As ações desenvolvidas pelos serviços de educação ambiental dos Parques Naturais dos Açores já abrangem um quarto da população escolar do arquipélago, com destaque para o programa Parque Escola, que representa dois terços dessa atividade e envolveu no último ano letivo mais de 18 mil participantes da comunidade educativa.

O programa Parque Escola 2015/16, uma iniciativa do Governo dos Açores, prevê para este ano letivo a realização de duas centenas de ações, concretizadas em mais de 500 sessões de educação e sensibilização ambiental em todas as ilhas da Região.

O Diretor Regional do Ambiente afirmou hoje, na apresentação do programa, no Jardim Botânico do Faial, que um dos objetivos da Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente é aumentar os participantes abrangidos por esta iniciativa.

Hernâni Jorge destacou a existência de um elevado número de parcerias que têm contribuído para o sucesso do Parque Escola, que é operacionalizado pela Direção Regional do Ambiente, através da Azorina e dos nove Parques Naturais de Ilha, nomeadamente com organizações não-governamentais e as escolas dos Açores.

Para o Diretor Regional, esta é “uma aposta ganha” e reflete uma estratégia de aproximação entre “a escola e os parques naturais e vice-versa” que vai ser prosseguida.

Nesse sentido, vai ser disponibilizado o cartão 'Professor Amigo do Parque', no mesmo espírito e enquanto subprograma do já existente 'Amigos do Parque', mas com ofertas focadas na comunidade educativa.

O programa Parque Escola representa um persistente esforço para sensibilizar a população escolar no sentido da adoção de boas práticas ambientais e de dar a conhecer o património natural açoriano.

A oferta educativa está alicerçada no referencial curricular protagonizado para a Região e foi criada no âmbito do Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores (PRESAA).

Os Parques Naturais apresentam a sua oferta educativa ambiental, gratuita, de acordo com os contextos ‘O Parque vai à Escola’, através de ações nas escolas, e ‘A Escola vai ao Parque’, com ações nos centros ambientais ou nas áreas protegidas, nas Reservas da Biosfera, nos geossítios e em locais sensíveis para a conservação da natureza.

O Parque Escola potencia ainda a implementação de vários programas regionais, nacionais e internacionais de que o Governo dos Açores é parceiro ativo, como o Eco-Escolas e o Jovens Repórteres para o Ambiente, ou, a nível regional, o do Geoparque Açores.

O programa para o ano letivo 2015/16, além da divulgação por via digital a toda a rede escolar pública e privada dos Açores, incluindo o ensino profissional, também vai ser disponibilizado no Portal Educar para o Ambiente, no endereço eletrónico educarparaoambiente.azores.gov.pt.

Anexos:
2015.09.07-DRA-ParqueEscola.mp3

GaCS

Sem comentários: