sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Açores defendem soluções comuns na valorização das florestas da Macaronésia

A Diretora Regional dos Recursos Florestais defendeu hoje, no Funchal, na reunião intergovernamental do Programa Operacional de Cooperação Territorial Madeira-Açores-Canárias para o período 2014-2020, a promoção de soluções comuns para a valorização das florestas da Macaronésia.

Anabela Isidoro exortou os participantes neste encontro para que “se encontrem soluções comuns e se aprofunde o trabalho desenvolvido nos últimos anos para valorizar as florestas da Macaronésia, através de uma utilização sustentável dos recursos e da criação de benefícios socioeconómicos para as populações”.

Este encontro, que reúne decisores políticos e técnicos dos governos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde, pretende estabelecer as condições para a formação de um consórcio na área da Gestão Florestal, com vista à apresentação de propostas de projetos para candidatar ao Programa Operacional de Cooperação Territorial Madeira-Açores-Canárias para o período 2014-2020.

Para Anabela Isidoro, esta é “uma oportunidade para a Região Autónoma dos Açores, em conjunto com os seus parceiros da Macaronésia, desenvolver projetos comuns na área da Gestão Florestal e, assim, valorizar os usos múltiplos das nossas florestas”.

Os projetos que estão a ser elaborados têm por base a aplicação dos preceitos inscritos na 'Nova Estratégia da União Europeia para as Florestas e o Setor Florestal” e no 'Roteiro para uma Europa Eficiente na Utilização de Recursos', que apontam para uma gestão integrada dos espaços florestais, para o uso múltiplo das florestas e para a valorização dos serviços ecosistémicos.

Neste encontro, participa também o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia dos Açores, que está a prestar apoio técnico especializado para a elaboração das candidaturas.

Anexos:
2015.09.04-DRRF-ProgramaOperacionalMadeiraAçoresCanária.mp3

GaCS

Sem comentários: