terça-feira, 1 de setembro de 2015

Comunidades açorianas na diáspora contribuem para afirmar os Açores no mundo, afirma Paulo Teves

O Diretor Regional das Comunidades elogiou, em Swansea, nos Estados Unidos da América, as comunidades açorianas emigradas, frisando que, “mesmo longe do espaço insular, têm contribuído para a afirmação dos Açores no mundo”.

Paulo Teves, que falava segunda-feira no encerramento das XXIX Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, considerou ser essencial manter a tradição que foi legada pela primeira geração de emigrantes, mas também frisou que é “necessária uma eficaz adaptação às novas dinâmicas comunitárias e promover, cada vez mais, a participação da juventude açordescendente”.

“Após 29 anos de existência, é indiscutível o papel aglutinador que estas Festas desempenham nos EUA”, salientou o Diretor Regional, acrescentando que estas celebrações estão "bem sedimentadas na comunidade e têm sido um momento por excelência de encontro de Açorianos, açordescendentes e de todos aqueles que reconhecem o papel da nossa Região neste país”.

“Este reconhecimento é visível pela considerável participação de muitas pessoas que, não partilhando a matriz identitária açoriana, incorporam esta expressiva manifestação de Açorianidade”, frisou.

Para o Diretor Regional das Comunidades, a parceria do Governo dos Açores com as Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra assenta, por isso, não apenas na preservação da identidade açoriana, mas também “no papel abrangente que desempenham na divulgação da Região”.

“Para além da religiosidade e da matriz cultural que lhe é comum, o culto ao Divino Espírito Santo enforma a identidade do Povo Açoriano e faz parte da nossa história”, afirmou Paulo Teves.

Nesse sentido, salientou que o recém-lançado Roteiro das Festas do Divino Espírito Santo Açores/Comunidades contribui para dar a conhecer a importância desta manifestação religiosa e cultural, não apenas ao Povo Açoriano residente no espaço insular, mas também àquele que se encontra radicado na Diáspora.

“Este culto chegou com os povoadores, consolidou-se nas ilhas, partiu com os nossos emigrantes e passados séculos continua dinâmico, pulsante e bem vivo na nossa alma, norteando a nossa forma solidária de estar na sociedade”, frisou.

Nesta segunda-feira, Paulo Teves esteve também reunido com o Mayor de Fall River, Sam Sutter, a quem agradeceu o apreço que esta cidade norte-americana nutre pelos Açores e o apoio concedido a diversas manifestações, como as Grandes Festas do Divino Espirito Santo da Nova Inglaterra.

Hoje, último dia de deslocação à costa leste dos EUA, o Diretor Regional das Comunidades reúne-se com os Mayors de New Bedford, Jonathan Mitchell, e de Lowell, Rodney Elliott, cidades que acolhem consideráveis comunidades de Açorianos.



GaCS

Sem comentários: