terça-feira, 1 de setembro de 2015

Jovens Açorianos participam em Missão de Empreendedorismo em Lisboa

As equipas vencedoras do 5.º Concurso Regional IdeiAçores participam, entre hoje e sexta-feira, numa Missão de Empreendedorismo que se realiza em Lisboa e visa dar a conhecer diferentes realidades e enriquecer os conhecimentos dos participantes.
Esta Missão integra duas componentes, sendo uma pedagógica e empreendedora, na qual as equipas terão a oportunidade de contactar com empreendedores locais, universidades e incubadoras de empresas, e outra cultural, que permitirá aos participantes visitar alguns dos principais pontos turísticos da cidade de Lisboa.
Este ano, ao nível do 2.º Ciclo, venceu a equipa da Escola Básica 1,2,3/ JI das Furnas, que apresentou o projeto “Vulcamélia”, uma ideia de negócio para a produção de sabonetes feitos de glicerina, camélias e argila da Caldeira de Pêro Botelho.
A equipa da Escola Básica e Integrada de Rabo de Peixe conquistou o primeiro lugar ao nível do 3.º Ciclo com a “Máquina de Cortar Isco”, que visa reduzir as horas despendidas para o corte do isco e aumentar a higiene e segurança no trabalho.
Os alunos da Escola Profissional do Pico foram os vencedores no nível do Ensino Secundário/ Profissional com o projeto “UME - Unidade Móvel de Engarrafamento”, uma ideia de negócio que consiste no engarrafamento de vinho (garrafa e caixa Bag-in-Box) no local de produção, através de uma unidade móvel equipada com enxaguadora, enchedora, rolhadora, capsuladora e rotuladora.
O Concurso Regional IdeiAçores, que decorreu entre 27 e 29 de maio, no âmbito do programa “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso”, é uma iniciativa do Governo dos Açores, através das direções regionais da Juventude e da Educação, contando ainda com a participação da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA) e da GesEntrepreneur, empresa especializada em Educação em Empreendedorismo, que elaborou o pacote didático de todo o projeto.
O programa “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso”, aplicado às escolas dos Açores, visa, entre outros objetivos, incentivar a adoção de espírito de iniciativa e dinamismo através de uma abordagem diferente da que é feita através do ensino tradicional.



GaCS

Sem comentários: