quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Diretora Regional da Juventude destaca importância da luta contra a intolerância e a exclusão social

A Diretora Regional da Juventude destacou, em Ponta Delgada, a importância de todos assumirem um compromisso com princípios morais que visam o respeito pela diferença do outro.
Pilar Damião, que falava quarta-feira na inauguração da exposição do concurso 'Artisocial', inserida no projeto 'Antes de me discriminares, conhece-me!', salientou que a luta contra a intolerância e a exclusão social é “a única via humana para alcançarmos uma moralidade cosmopolita que, tragicamente, neste momento na Europa, aparece ameaçada pela crescente xenofobia, pela fabricação falaciosa de potenciais inimigos e pela leveza da indiferença de tantos”.
O projeto 'Antes de me discriminares, conhece-me!', é uma iniciativa do Governo dos Açores, através das direções regionais da Solidariedade Social, da Educação e da Juventude, em parceria com a Associação CIPA - Novo Dia, que tem “fomentado uma acrescida consciência dos jovens no combate às multidiscriminações, à violência doméstica e ao bullying”, sublinhou a Diretora Regional.
“O igual reconhecimento, a tolerância, a aceitação das singularidades do outro são valores determinantes para o futuro de uma região que se quer habitada por cidadãos em que a dignidade humana ultrapassa a esquizofrenia de egoísmos de exclusão”, frisou Pilar Damião.
A terceira edição do 'Antes de me discriminares, conhece-me!' teve início em abril com o 'Roteiro da Igualdade' e abrangeu cerca de 7.600 jovens em ações de sensibilização e visitas ao 'Espaço da Igualdade'.
O projeto, que este ano foi ampliado à comunidade estudantil, esteve presente em 28 escolas dos Açores.
Esta iniciativa desenvolve-se em várias fases, com atividades como o roteiro da igualdade, oficinas de teatro, um concurso de criação artística de âmbito regional e uma exposição dos trabalhos selecionados no âmbito deste concurso.
O concurso 'Artisocial', dirigido ao público jovem, é uma iniciativa que visa incentivar a criação artística associada à temática da igualdade, das múltiplas discriminações e da violência doméstica nas áreas de artes plásticas (pintura, desenho, banda-desenhada ou cartaz), literatura e fotografia.
Com cerca de 30 trabalhos a concurso, foram selecionados seis para integrarem a exposição que está patente até 30 de setembro no Instituto de Solidariedade Social dos Açores, em Ponta Delgada.



GaCS

Sem comentários: