quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Governo dos Açores investe mais de meio milhão de euros por ano em Centros de Ciência

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia disse hoje, nas Furnas, em S. Miguel, que o Governo dos Açores tem feito, desde 2012, uma “aposta forte” em ciência, salientando que a rede regional de Centros de Ciência “tem beneficiado de um investimento superior a meio milhão de euros por ano”.

“Só conseguiremos ter crescimento económico com base no conhecimento”, defendeu Fausto Brito e Abreu, apontando a ciência como “o motor da inovação, capaz de gerar novos negócios e mais emprego”.

O Secretário Regional recordou que “na dimensão da investigação científica, o Governo dos Açores tem aberto até ao final de setembro um concurso para projetos de investigação científica" no valor de 2,9 milhões de euros, ao qual podem concorrer investigadores baseados na Região.

Brito e Abreu, que falava à margem de uma visita ao Observatório Microbiano dos Açores, realçou “a importância dos Centros de Ciência na divulgação científica, que abrange desde jovens em idade escolar até aos turistas e visitantes”.

“Através destes centros, a ciência está acessível a toda a gente de uma forma divertida”, frisou o Secretário Regional, salientando que as atividades didáticas promovidas por estes espaços “estimulam o interesse dos jovens pela ciência”.

Nesse sentido, frisou “a importância do Observatório Microbiano para os visitantes e os alunos das escolas conhecerem uma realidade escondida que é a biodiversidade microbiana das nossas fontes termais, caldeiras e fumarolas”.

Durante a visita, o Secretário Regional da Ciência fez também o Roteiro das Águas Mineromedicinais das Furnas, um passeio guiado que o OMIC disponibiliza aos visitantes naquela que é considerada por especialistas como uma das maiores hidrópoles do mundo.

O Observatório Microbiano dos Açores integra a rede de Centros de Ciência dos Açores e promove o conhecimento sobre a biodiversidade e a ecologia microbiana, dando ênfase à diversidade microbiana existentes nas nascentes termais dos Açores.


Anexos:

GaCS

Sem comentários: