sábado, 5 de setembro de 2015

Isabel Rodrigues enaltece contributo da FAPPC para a promoção do turismo acessível nos Açores

A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares enalteceu o contributo da Federação de Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) para a promoção do turismo acessível nos Açores, congratulando-se que, após uma semana de atividades em S. Miguel, a federação tenha considerado que a visita “superou as expetativas”.

A estadia do grupo, que incluía 25 pessoas com paralisia cerebral e mobilidade reduzida, contou com a colaboração do Governo dos Açores e de várias entidades regionais e locais, tendo Isabel Rodrigues considerado importante a reunião de "um conjunto muito diversificado de parceiros, cujos contributos permitiram o sucesso da iniciativa”.

Isabel Rodrigues falava sexta-feira, em representação do Presidente do Governo, no jantar de gala que encerrou o projeto 'Pequenos Voos para Grandes Viagens – Capacitar para Participar', da FAPPC, que teve como um dos objetivos testar a capacidade da Região para acolher turistas com mobilidade reduzida.

A Secretária Regional sublinhou a complexidade logística da visita deste grupo aos Açores, que obrigou a que o projeto incluísse, pela primeira vez, o transporte aéreo.

Um desafio ultrapassado com êxito pela SATA, pela unidade hoteleira que acolheu os participantes, pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social que aderiram à iniciativa e por outras entidades que mobilizaram recursos em toda a ilha.

O projeto incluía a integração do grupo em diversas atividades relacionadas com o turismo acessível na ilha de São Miguel, envolvendo espaços de restauração e lazer, meios de transporte adaptado e práticas ligadas à natureza e às experiências únicas do destino Açores.

A implementação de boas práticas, tanto ao nível de infraestruturas, equipamentos, produtos e serviços turísticos tem sido legalmente salvaguardada, desde há muito, na Região Autónoma dos Açores para tornar o turismo cada vez mais acessível a todos.

Este projeto e a sua visita aos Açores deu mais visibilidade ao potencial que o turismo acessível representa para a captação de um novo nicho de mercado e para a criação de novos serviços nesta área.



GaCS

Sem comentários: