quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Melhor educação exige ação conjunta de toda a comunidade, afirma Diretora Regional da Educação

A Diretora Regional da Educação afirmou hoje, em Ponta Delgada, que, como é entendimento do Governo dos Açores expresso no programa ProSucesso, só uma ação conjunta de toda a comunidade permitirá que “o desafio por melhor educação, mais sucesso e melhores qualificações se transforme numa realidade”.

Fabíola Cardoso, que falava na apresentação do projeto 'Todos Juntos Podemos Ler - Açores', salientou que a Região precisa, por isso, de alunos “empenhados e trabalhadores”, que desenvolvam “as competências necessárias aos jovens do século XXI” e que entendam a qualificação de nível secundário como um "passo fundamental para o seu percurso pessoal e profissional”.

A Diretora Regional acrescentou que os Açores também precisam de "professores motivados”, que “acreditem em cada um dos seus alunos”, e de "famílias atentas”, que “cumpram os seus deveres parentais e contribuam responsavelmente para que as escolas sejam lugares de bem estar e de construção de projetos de vida ambiciosos”.

De igual modo, enfatizou a Diretora Regional, “precisamos de autarquias comprometidas com o futuro dos seus jovens” e de outras instituições e empresas que “colaborem com as escolas, apoiando das mais diversas formas as necessidades que vão surgindo”, bem como os projetos que vão sendo implementados.

O projeto de leitura inclusiva 'Todos Juntos Podemos Ler – Açores', que tem como principal parceiro a Fundação PT, prevê o apoio à criação de núcleos de acessibilidade, com vista à integração de alunos com necessidades educativas especiais entre o 1.º e o 3.º ciclos.

Este projeto a nível regional será apoiado numa primeira fase, que abrange as escolas básicas integradas Roberto Ivens, das Capelas e da Ribeira Grande, na ilha de S. Miguel, por cerca de duas dezenas de docentes e pela Rede Regional de Bibliotecas Escolares.

Os alunos vão passar a usufruir através deste projeto, que conta com as parcerias regionais da INSCO e da Fábrica de Chá Gorreana, de equipamentos informáticos e de sistemas de software que permitem o acesso às tecnologias de informação e comunicação.

Anexos:
2015.09.08-DRE-ProjetoLeituraInclusiva.mp3

GaCS

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