quarta-feira, 9 de setembro de 2015

MUSIQUIM no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas

O espetáculo MUSIQUIM assinala sábado, 12 de setembro, o arranque das atividades deste mês no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, sedeado na Ribeira Grande.

Este evento, que terá lugar pelas 17h30, na 'Blackbox', é o resultado de uma oficina de música para famílias que decorreu durante o mês de agosto, envolvendo crianças entre os dois e os oito anos, sob a direção de André Melo e Mário Moniz, que trabalharam a música, o movimento e a dramatização.

O espetáculo é gratuito para crianças até aos 6 anos.

A realização de várias Residências Artísticas vão igualmente marcar as atividades do 'Arquipélago', desde logo com o 'Ciclo de Performance', com curadoria de Mariana Brandão, que se prolongará até ao final do ano.

Entre 14 e 18 de setembro, decorre o 'REACTING TO TIME', portugueses na performance, com criação e direção artística de Vânia Rovisco, que será apresentado no dia 19.

Com um horário pós-laboral e limitado a 15 inscrições, nesta oficina, que se destina a pessoas com idades compreendidas entre os 16 e os 60 anos, Vânia Rovisco centrar-se-á nos domínios da contextualização e da investigação e trabalhará na atualização daqueles que foram os trabalhos inaugurais da performance em Portugal.

Esta atividade denominada 'Workshop de Transmissão VI' pretende, assim, atualizar a especificidade da memória corporal destas primeiras experiências.

A 18 de setembro, a Delegação dos Açores da Ordem dos Arquitetos fará, pelas 18h30, o lançamento do 'Site do Roteiro de Arquitetura dos Açores'.

O Roteiro, que integra obras construídas e concluídas no arquipélago açoriano depois de 1950, nasce da constatação, por parte da Delegação dos Açores da Ordem dos Arquitetos, da existência de "uma produção arquitetónica em todas as ilhas que justifica a compilação e o desenvolvimento de um roteiro próprio, não alternativo, mas complementar ao roteiro da natureza tão reconhecido nos Açores".

No final do mês e prolongando-se para outubro, sob a coordenação de Mariana Brandão, terá lugar o curso intitulado 'Performance Ontem e Hoje', que é dirigido a um público com mais de 18 anos.

Com esta atividade, que decorrerá a 26 e 27 de setembro e 3 e 4 de outubro, procura-se, a partir de exemplos e análise de obras atualmente consideradas históricas, problematizar o conceito de Performance no contexto artístico, de maneira a chegar a algo mais interessante do que a sua definição enquanto “tudo aquilo que em Arte não é outra coisa”.

Durante o mês de setembro, o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas está aberto de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00.

Através de visitas guiadas, consoante marcação prévia, os visitantes podem conhecer o edifício do ponto de vista arquitetónico e acompanhar alguns momentos do processo de desmontagem da exposição 'Pontos Colaterais – Coleção Arte Contemporânea Arquipélago, uma seleção', que esteve patente ao público entre 22 de maio e 30 de agosto.

A partir da segunda quinzena de setembro é também possível o acompanhamento do processo de montagem da próxima exposição, intitulada “Um horizonte de proximidades: uma topologia a partir da coleção António Cachola', com curadoria de Sérgio Mah, através de marcação de visitas para o endereço de correio eletrónico acacinfo@azores.gov.pt.  

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: