quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Orquestra Regional Lira Açoriana finaliza formação com dois concertos nas Flores

O Governo dos Açores, no âmbito da Temporada Artística 2015, promove, sábado e domingo, pelas 21h30, a realização de dois concertos pela Orquestra Regional Lira Açoriana na ilha das Flores.

Os espetáculos culminam o segundo estágio do projeto Lira Açoriana, que decorre até domingo nas Lajes das Flores e no qual participam 54 jovens músicos de diversas ilhas dos Açores, distribuídos por 12 naipes, designadamente flauta, oboé, clarinete, saxofone, fagote, trompete, trompa, trombone, bombardino, tuba e percussão.

Os trabalhos, dirigidos pelo maestro Henrique Piloto, diretor artístico da Lira Açoriana no biénio 2015/2016, contam com dois momentos diários, nomeadamente de manhã, formação por naipe, orientada por cada um dos formadores convidados, e por ensaio, e à tarde sob a orientação do maestro, com todos os elementos, formandos e formadores.

Para além desta componente, o projeto prevê ainda formação dirigida às bandas da ilha onde se realiza o estágio.

No caso das Flores, onde apenas existe a Filarmónica Nossa Senhora dos Remédios, da Fajãzinha, os elementos deste agrupamento terão formação com os elementos da orquestra.

O encerramento deste estágio será assinalado com dois concertos, sendo o primeiro, a 5 de setembro, na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, na Fajãzinha, integrado nas Comemorações dos 500 Anos da Vila das Lajes das Flores, e o segundo, a 6 de setembro, na Igreja Matriz de Santa Cruz das Flores.

Nos dois concertos serão interpretadas as obras 'Semper Fidelis', de John Philip de Sousa, 'Almorol', de Francisco de Lacerda, com arranjos de Hélio Soares, 'Symphony for Band', de Vincente Persichetti, 'Arco-Íris', de Duarte Pestana, e 'Marcha n.º 1 Pomp and Circunstance', de Edward Elgar.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: