sábado, 12 de setembro de 2015

Unidades de Saúde e Hospitais com Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco, anuncia Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde anunciou hoje a criação de uma Rede Regional de Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco nos Hospitais e Unidades de Saúde de Ilha (USI) com atendimento pediátrico.

Luís Cabral, que falava à margem do II Fórum da Saúde de Nordeste, adiantou que será publicado na segunda-feira o despacho que permite a criação destes núcleos, acrescentando que terão como missão "contribuir para a informação prestada à população” nesta matéria.

“Esta é mais uma medida da Secretaria Regional da Saúde que visa a criação de equipas pluridisciplinares de suporte em todas as USI e Hospitais com atendimento pediátrico, que vão apoiar os profissionais nas intervenções neste domínio”, frisou o Secretário Regional, salientando que estes núcleos de apoio vão também “sensibilizar os profissionais do setor administrativo e técnico para a problemática das crianças e jovens em risco, assim como incrementar a formação e preparação dos profissionais na matéria”.

Luís Cabral disse ainda que estas equipas ficarão também encarregues de “prestar apoio aos profissionais e equipas de saúde no que respeita à sinalização, acompanhamento ou encaminhamento dos casos, especialmente na gestão das situações de caráter mais urgente e perigoso”.

“A criação destes núcleos, que serão coordenados pela Direção Regional de Saúde, são mais uma clara evidência de que este Governo tem vindo a implementar medidas que visam a melhoria do serviço de saúde prestado aos Açorianos”, afirmou Luís Cabral.

Os trabalhos do II Fórum da Saúde de Nordeste, subordinados ao tema 'Crescer saudável para dar vida aos anos', estão centrados nos problemas de saúde infanto/juvenis e nas medidas a tomar para precaver esses problemas.

Na sessão de abertura, Luís Cabral elogiou o “excelente trabalho" que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do Programa Regional de Intervenção Precoce, da Secretaria Regional da Saúde, “através das várias equipas técnicas e da sua equipa de coordenação”, onde se tem verificado uma “melhoria significativa do apoio e uma melhor gestão dos recursos disponíveis”, o que se traduz “num trabalho de qualidade em todas ilhas do arquipélago e num bom exemplo a nível nacional e até mesmo internacional”.

O titular da pasta da Saúde destacou também, em nome do Governo dos Açores, o esforço e a pronta resposta dos profissionais do Centro de Saúde de Nordeste aquando da intempérie que afetou este concelho da ilha de S. Miguel no início do mês.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: