terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Parlamento açoriano manifesta profundo pesar pela catástrofe que atingiu a República do Haiti

O Parlamento açoriano expressou hoje o seu “profundo pesar pela catástrofe” que atingiu a República do Haiti, lamentando “a gigantesca perda de vidas humanas” causada pelo terramoto do passado dia 12.

Num voto de pesar aprovado por unanimidade, a Assembleia Legislativa dos Açores manifesta também aos sobreviventes da tragédia a sua “total solidariedade” e reafirma o “seu apoio às operações de socorro, salvamento e reconstrução”.

Subscrito por todos os partidos com assento parlamentar e lido pelo próprio presidente do Parlamento, o voto sublinha ainda o facto desta catástrofe assumir “uma dimensão muito mais dramática por se tratar de um dos países mais pobres do planeta, cuja população vê agora as condições da sua existência se agravarem, tornando-se ainda mais precárias e difíceis pela ausência completa dos mais básicos factores de sobrevivência como abrigo, alimentação, água e assistência médica”.

O documento refere igualmente que “o Povo Açoriano, que conhece bem, até por experiência própria, o efeito devastador deste tipo de fenómenos naturais, agravado pelo contexto insular, não pode deixar de lamentar sentidamente as vítimas e se sentir interpelado a demonstrar a sua solidariedade aos sobreviventes”.

Recorde-se, a propósito, que o Governo Regional atribuiu na semana passada 100.000 euros à Assistência Médica Internacional (AMI), uma organização não governamental com estatuto jurídico de fundação privada, apolítica e sem fins lucrativos.

Com aquele donativo, o Governo açoriano quis aderir ao espírito de solidariedade e de intervenção humanitária preconizado pela AMI, nomeadamente no auxílio às vítimas do sismo que abalou a República do Haiti.


GaCS/FG

Sem comentários: