quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Governo avança com obras no porto de S. Roque do Pico, anuncia Vasco Cordeiro


O Governo dos Açores vai proceder a um conjunto de intervenções no porto de S. Roque do Pico, encontrando-se já a decorrer os procedimentos administrativos para a construção do núcleo de Pescas e de uma rampa roll on roll off, assim como para a execução da empreitada de reforço da cabeça do molhe, anunciou hoje o Secretário Regional da Economia.



Vasco Cordeiro, que falava na cerimónia de bênção da nova lancha de pilotos “Álvaro Ornelas”, que irá operar em S. Roque do Pico, anunciou igualmente que é intenção do executivo apresentar ainda durante o primeiro trimestre deste ano o projeto de reordenamento de todo o porto, “que prevê a construção de cais dedicados a passageiros”. “Este projeto, tal como foi o compromisso assumido pelo Governo, está praticamente concluído, será depois analisado com as entidades locais, ficando o concurso publico para ser lançado na próxima legislatura”, revelou igualmente o governante.


Trata-se de investimentos “que vão permitir reforçar o porto de S. Roque como porta de entrada de mercadorias na ilha e que dão bem o exemplo da importância que o Governo dos Açores atribui à economia do Mar como vetor fundamental para o desenvolvimento económico da Região”, referiu o governante.


Segundo Vasco Cordeiro, os Açores “têm vindo a trabalhar nesse sentido, quer ao nível da construção de infra-estruturas, quer ao nível da aquisição de equipamentos e em todas as ilhas da nossa Região”. Isto porque, referiu, “se transformar este grande potencial em desenvolvimento, em progresso, em criação de riqueza e de postos de trabalho é um desafio de futuro para os Açores, ele exige que para ser vencido comecem a ser já criadas as condições para o seu integral aproveitamento”.


A lancha “Álvaro de Ornelas”, nome do primeiro capitão donatário da ilha do Pico, é a segunda a entrar ao serviço de um lote de quatro, encomendadas pelo Governo dos Açores, para operar nos portos do Triângulo e do Grupo Ocidental, num investimento global superior a 2 milhões de euros. A sua madrinha, na cerimónia de batismo realizada esta manha, foi Joana Pontes, aluna da Escola Secundária de S. Roque do Pico.



GaCS

Sem comentários: