sexta-feira, 20 de junho de 2014

“Competir+” dará impulso ao Turismo Rural, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes reafirmou hoje, em Oleiros, no distrito de Castelo Branco, a aposta do Governo dos Açores no desenvolvimento do turismo rural através do programa de incentivos 'Competir+'.

“Iremos continuar a apoiar o desenvolvimento do turismo rural com o novo sistema de incentivos para a competitividade empresarial, o Competir+, direcionando essencialmente todo o investimento para o retorno, para a capacidade de gerar valor, para os projetos que promovam valorização e requalificação do património arquitetónico regional e para a compatibilização do crescimento económico, tornando a qualidade ambiental num trunfo de competitividade”, Vítor Fraga, numa intervenção no I Congresso Nacional de Turismo Rural.

Esta conciliação entre a preservação das caraterísticas regionais e a apresentação de um pacote turístico competitivo foi um dos aspetos mais enfatizados pelo titular da pasta do Turismo na sua intervenção, na qual expôs o caso do turismo rural açoriano perante uma plateia nacional que, durante dois dias, se dedica à troca de ideias sobre este crescente nicho de mercado.

Na última década, o turismo rural duplicou o número de camas nos Açores, representando já 10 por cento do total da oferta turística regional.

“Nós não fazemos as coisas para turista ver, fazemos porque é assim que se faz, oferecemos o que é o nosso dia-a-dia”, disse Vítor Fraga para exemplificar a genuinidade das tradições do turismo rural dos Açores, que apresentou como um conceito de produto completo e diversificado, com componentes de alojamento, restauração e lazer, baseado no acolhimento hospitaleiro.

A hospitalidade foi outro dos aspetos realçados nesta intervenção para qualificar a oferta açoriana nesta área, na maior parte das vezes gerida como unidade familiar.

“Independentemente da atividade que o turista fez, ele tem de se sentir confortável no fim do dia. O conforto é essencial para prosseguir a experiência, que deve ser um sinónimo de tradição, conforto e requinte”, frisou.

As sensações experimentadas pelos turistas foram outro aspeto realçado por Vítor Fraga, que indicou que os Açores vão continuar a sua aposta no turismo de natureza para proporcionar “experiências irrepetíveis”, acrescentando que um dos desafios para o turismo rural será a sua associação com a animação turística.

“Temos produtos reconhecidos, como mergulho, geoturismo, cicloturismo, observação de cetáceos, entre muitos outros, que têm todos uma marca de natureza. E é com base nisto que temos que acrescentar valor a essa atividade”, afirmou, salientando que estas atividades são exemplos de uma articulação atingida entre entidades públicas e privadas que deve continuar no futuro.

“A escolha dos Açores como destino de natureza e familiar e o consequente crescimento neste setor não é fruto do acaso, é de cooperação e trabalho conjunto”, frisou o Secretário Regional.


Anexos:


GaCS

Sem comentários: