sexta-feira, 20 de junho de 2014

Acordo para a LactoPico é solução de futuro para a produção de leite na ilha, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores afirmou hoje que o acordo alcançado entre a LactoPico e a LactoAçores é uma solução de futuro para a produção de leite na ilha, mas realçou que, agora, "há muito trabalho pela frente” para se conseguir atingir esse objetivo.

​"Se o caminho definido for implementado, se houver valorização do que é produzido na ilha do Pico, é possível libertar recursos para, no futuro, poder resolver" esse passivo da cooperativa, disse Vasco Cordeiro, que falava aos jornalistas no final de uma audiência com os presidentes da LactoPico, Jorge Pereira, e da LactAçores, Gil Jorge Oliveira.

Este acordo surge âmbito de um trabalho de concertação desenvolvido pelo executivo açoriano, o que, de acordo com o Presidente do Governo, decorreu de forma reservada e silenciosa, incidindo sobre o que “era o essencial” deste processo.

“Há agora condições para que este setor tenha futuro”, afirmou, destacando a vontade de colaborar nessa solução manifestada pelo Governo, LactoPico, LactAçores, produtores da ilha do Pico e Caixa de Crédito Agrícola.

“A pior coisa que poderia aqui acontecer era todos nós sairmos com a impressão de que há uma solução do tipo varinha mágica para a LactoPico”, afirmou.

​O Presidente do Governo reiterou ainda que o seu executivo está disponível para colaborar nas soluções que possam dar sustentabilidade ao futuro do setor leiteiro na ilha do Pico, mas reafirmou que “os desafios não se resolvem com a passagem de um cheque para pagar dívidas passadas”.

“Tem que ser o próprio trabalho desse setor que tem que libertar os recursos para isso”, defendeu Vasco Cordeiro.

Relativamente à solução que hoje lhe foi apresentada pelos presidentes da LactoPico e da LactAçores, Vasco Cordeiro destacou o facto de surgir “num exercício de espírito cooperativo”.

No quadro desta solução, a LactoAçores assume a gestão industrial e comercial da cooperativa de lacticínios da ilha do Pico, de forma a que, com a sua experiência, possa dar garantias de que este setor tem futuro.

“Esta é uma solução que coloca o futuro do setor leiteiro na ilha do Pico numa nova perspetiva”, afirmou o Presidente do Governo, acrescentando que “continua a ser necessário muito trabalho, muita persistência e muito esforço”.


Anexos:
2014.06.20-PGR-LactoPico.mp3
GaCS

Sem comentários: