O espetáculo de teatro, dança e música ‘Os Descendentes da Atlântida – Ópera Açoriana’, uma homenagem ao espírito aventureiro dos Açorianos que povoaram o estado brasileiro do Rio Grande do Sul, vai ser apresentado sexta-feira, 20 de junho, pelas 21h30, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, numa iniciativa que conta com o apoio do Governo dos Açores.
“A vinda deste espetáculo aos Açores tem um significado muito forte e muito especial, desde logo porque demonstra a importância do legado açoriano no sul do Brasil e porque simboliza esta ligação tão próxima entre o povo gaúcho e o povo açoriano”, frisou o Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas.
Rodrigo Oliveira salientou que se trata de “uma encenação simbólica e com um grande impacto visual, que conjuga a dança contemporânea com textos inspirados na nossa literatura, também com uma reinvenção da sonoridade das nossas ilhas e que nos traz uma visão brasileira, muito em particular gaúcha, da Açorianidade”.
A chegada dos primeiros açorianos ao Rio Grande do Sul, em 1751, é considerada como um marco histórico na formação da cultura e dos costumes deste estado brasileiro, constituindo um referencial da cultura e da identidade gaúchas.
A 3 de maio de 2013, em Lisboa, os governos dos Açores e do Rio Grande do Sul assinaram um Protocolo de Cooperação e, em agosto desse ano, em Porto Alegre, foi assinada uma ata que formalizou a constituição de uma comissão para promover a realização de um grande espetáculo, provisoriamente intitulado de ‘Ópera Açoriana’, a decorrer em 2014 no Rio Grande do Sul e nos Açores.
Nesse sentido, o espetáculo ‘Os Descendentes da Atlântica – Ópera Açoriana’ foi já encenado na cidade brasileira de Porto Alegre, numa apresentação que, simbolicamente, decorreu a 9 de junho, Dia dos Açores, e permitiu, segundo Rodrigo Oliveira, levar a uma assistência de várias centenas de pessoas “o mito da Atlântica, a relação dos Açorianos com o Mar e a Natureza, com vulcões e sismos, resgatando e valorizando o legado das ilhas açorianas na formação das tradições e costumes do Rio Grande do Sul”.
A apresentação deste espetáculo sexta-feira, no Teatro Micaelense, tem entrada gratuita, mas condicionada ao limite da lotação da sala, pelo que se aconselha o levantamento antecipado dos bilhetes, disponíveis na bilheteira do Teatro Micaelense, entre as 14h00 e as 19h00.
2014.06.16-SsRPRE-EspetáculoOsDescendentesDaAtlântida.MP3 |
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário