segunda-feira, 23 de junho de 2014

Fátima Costa é a embaixadora cultural dos Açores no 17th Summer Youth Education Camp

Fátima Costa, professora na Escola Básica e Integrada da Ribeira Grande, foi a candidata da Região escolhida para ser a 'embaixadora cultural' dos Açores no 17th Summer Youth Education Camp, que se realiza no St. Mary’s College, em Orinda, no estado norte-americano da Califórnia.

Este projeto, que arranca hoje e se prolonga até sexta-feira, é uma iniciativa da Luso-American Education Foundation (LAEF), com o apoio do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades.

Fátima Costa, que foi selecionada pela LAEF, é a segunda embaixadora açoriana da história deste curso, tendo como missão transmitir a cultura contemporânea e tradicional do arquipélago aos participantes nesta inciativa.

O Summer Youth Education Camp é um programa que visa dar a conhecer aos participantes a realidade da vida universitária e, ao mesmo tempo, sensibilizá-los para a herança cultural portuguesa.

Durante cinco dias, cerca de 30 jovens com idades entre os 12 e os 18 anos, ficam a conhecer o modo de vida num 'campus' universitário, num programa em que as experiências de preparação para a universidade incluem o alojamento em instalações próprias, a frequência da cantina e de outros espaços comuns, bem como visitas aos vários departamentos académicos da universidade católica St. Mary’s College.

Os jovens participantes terão ainda a oportunidade de realizar atividades de caráter cultural, que incluem arte, arquitetura, música, dança, língua e cultura portuguesas, história e culinária.

O Summer Youth Education Camp pretende também ser uma via para a criação de amizades duradouras com outros jovens luso-americanos, além de permitir o desenvolvimento de capacidades essenciais para o sucesso universitário e promover a integração da cultura portuguesa na vida pessoal e profissional dos jovens, tendo como base um ambiente de diversão e colaboração.



GaCS

Sem comentários: