sexta-feira, 20 de junho de 2014

Governo dos Açores apoia campanha de prevenção da violência doméstica nas Sanjoaninas 2014, na Terceira

O Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, no âmbito de um protocolo de cooperação com a Direção Regional da Solidariedade Social, vai promover durante as Sanjoaninas 2014, na ilha Terceira, uma campanha de prevenção da violência doméstica com o tema 'A Família é o Património mais valioso da Humanidade'.

Esta campanha, que usa como mote o tema das Sanjoaninas 2014 'Angra, 30 anos de Património Mundial da Humanidade', pretende alertar a população para o facto de os maus-tratos, sejam físicos, psicológicos, sexuais, virtuais e ou económicos, afetarem não apenas as vítimas da relação, mas todas as pessoas com quem se relacionam, sejam familiares, amigos ou colegas de trabalho.

Nesse sentido, a mensagem será divulgada com vários materiais e atividades alusivas ao tema, dirigidos a públicos de várias idades.

No primeiro dia da festa, quinta-feira, o Núcleo colaborou com a Marcha Intergeracional, organizada pela Associação Salão Teatro Praiense, na distribuição de flores e mensagens relativas à prevenção dos maus-tratos contra as pessoas idosas.

No sábado, 21 de junho, as primeiras 100 pessoas que comprarem uma pulseira para o concerto do cantor Anselmo Ralph vão receber a mensagem 'Agarra este desafio. Constrói um Amor saudável', no âmbito da prevenção da violência no namoro.

Na noite de São João, de 23 para 24 de junho, serão distribuídas 1.000 flores de papel colorido, executadas pelas utentes e colaboradoras da Casa Abrigo Solisvita, com mensagens alusivas à campanha.

No dia 27 de junho, durante o desfile infantil 'O Rei da Selva' serão entregues mais de 500 bandeiras coloridas, com desenhos e mensagens destinadas às crianças.

O programa, que se estende ao longo de toda a semana, inclui ainda vários ateliês psicoeducativos, em parceria direta com o Serviço Educativo do Museu de Angra do Heroísmo, designados 'Manjericos de Amor', onde crianças e jovens vão aprender as origens das festas populares e, simultaneamente, falar sobre relações afetivas saudáveis.

Todos os interessados em participar nas atividades deverão inscrever-se previamente, através do endereço eletrónico museu.angra.info@azores.gov.pt.




GaCS

Sem comentários: