quinta-feira, 19 de junho de 2014

Governo dos Açores participa no I Congresso Nacional de Turismo Rural

O Secretário Regional do Turismo e Transportes vai participar no I Congresso Nacional de Turismo Rural, que decorre a 20 e 21 de Junho em Oleiros, no distrito de Castelo Branco, onde fará uma intervenção sobre o turismo rural nos Açores, que já representa uma parte significativa da oferta turística do arquipélago.

Vítor Fraga vai apresentar aos congressistas o exemplo dos Açores que, aproveitando a dispersão geográfica, a reduzida malha urbana e a natureza intocada, possuem excelentes caraterísticas potenciadoras para o turismo rural, setor que se insere no âmbito do recente reposicionamento deste destino no mercado, oferecendo um turismo de natureza que, além das paisagens, disponibiliza experiências inesquecíveis, numa oferta articulada que conjuga esforços de entidades públicas e privadas.

A intervenção de Vítor Fraga terá lugar no primeiro dia de trabalhos, a que se seguirá um debate com representantes de associações de promoção turística, incluindo a ATA - Associação de Turismo dos Açores.

O turismo rural já representa uma fatia significativa da oferta dos Açores neste setor económico, que se afirma cada vez mais como um dos motores do desenvolvimento regional.

O I Congresso Nacional de Turismo Rural pretende discutir e analisar os constrangimentos e desafios, mas também as estratégias de afirmação para este setor em crescimento que, além de complementar o segmento do ‘sol e praia’, é um motor de desenvolvimento para territórios mais pequenos, estimulando a sua economia.

Este encontro, que contará com a participação de representantes de entidades regionais e nacionais, agências de promoção turística, empresários e académicos, entre outros participantes, é uma iniciativa conjunta da Federação Portuguesa de Turismo Rural, Turismo Centro de Portugal, Município de Oleiros, Naturtejo Geo.Park, Geopark Network e Geoparques Portugal.




GaCS

Sem comentários: