sexta-feira, 27 de junho de 2014

Museu Francisco de Lacerda, em S. Jorge, recebe exposição “António Dacosta, um pintor do século XX”

O Governo dos Açores, no âmbito das Comemorações Regionais do Centenário de Nascimento de António Dacosta, promove terça-feira, 1 de julho, pelas 20h00, a inauguração da exposição “António Dacosta, um pintor do século XX”, no Museu Francisco de Lacerda, em S. Jorge.

A exposição, idealizada pelo comissário Francisco Pedroso Lima, técnico superior do Museu de Angra do Heroísmo, é constituída por 16 painéis encapsulados, que ilustram a vida e a obra de António Dacosta e são acompanhados por um conjunto de obras do pintor, representativas do seu percurso artístico.

Esta mostra está estruturada em quatro momentos, denominados “Os primeiros passos: das paisagens da ilha aos primeiros retratos [1914-1935]”, “Pintor Europeu das Ilhas [1935-1947]”, “Paris: pausa, reflexão e crítica [1948-1978]” e “Regresso à Pintura [1980-1990]”.

A exposição é enriquecida com cerca de 30 peças da autoria do poeta e pintor terceirense, que são atualmente propriedade dos museus regionais de Angra do Heroísmo e Carlos Machado, da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e dos particulares Miriam Dacosta e filhos, Francisco Maduro-Dias, Maria do Carmo Sousa Lima e herdeiros de Francisco Ernesto de Oliveira Martins.

Esta mostra, que estará patente até 31 de julho no Museu Francisco de Lacerda, vai percorrer as restantes ilhas do arquipélago até agosto de 2015.

A Direção Regional da Cultura, no âmbito das Comemorações Regionais do Centenário de Nascimento de António Dacosta, já promoveu este ano outras iniciativas, nomeadamente o lançamento, em parceria com a Sinaga, de uma coleção de saquetas de açúcar reproduzindo seis imagens de obras emblemáticas do pintor e o lançamento da Agenda Personalizada “António Dacosta - Pintor Europeu das Ilhas”.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.




GaCS

Sem comentários: