terça-feira, 25 de maio de 2010

Carlos César valoriza exemplo de Craig Mello e lamenta que só as más notícias sejam notícia



Carlos César disse hoje que o Governo dos Açores confere grande importância à exposição itinerante “Craig Mello, Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia, 2006”, pelo que ela encerra de divulgação científica e de exemplo para os mais jovens, que nela poderão encontrar “motivação para o estudo, para a pesquisa, para investigação e para a descoberta.”

Recordando a recente visita do cientista laureado com o Prémio Nobel à freguesia da Maia, em S. Miguel, de onde partiram os seus avós, rumo aos Estados Unidos, o Presidente do Governo realçou a importância dada por Craig Mello às suas ligações com os Açores, o que, sublinhou, é uma honra e um motivo de orgulho.

“Não são muitas as regiões do mundo que podem invocar um Prémio Nobel como seu, e não é qualquer região que é invocada, como sua, por um Prémio Nobel”, realçou.

Para Carlos César, essa circunstância – que motiva, afinal, a exposição a cuja cerimónia de inauguração, em Angra do Heroísmo, presidia – constitui uma boa notícia, num mundo em que o que é notícia não o é por boas razões.

“Nós temos bons cientistas, bons professores, bons alunos, bons empresários, bons pescadores, bons agricultores, bons exemplos, mas temos muito pouco boas notícias sobre toda essa boa gente na nossa Comunicação Social”, lamentou.

Prosseguindo, frisou que “se por acaso algum gestor perdulário que explora um “snack-bar” numa rulote falir, pois ele terá, naturalmente, honras de primeira página no telejornal. Mas, se nós quisermos prestar homenagem a um descendente açoriano que foi, apenas, Prémio Nobel, a televisão não chega cá e, portanto, nem chega a colocar essa notícia em último lugar do seu telejornal.”

A exposição hoje inaugurada é uma iniciativa da Presidência do Governo, através da Coordenação dos Palácios e da Direcção Regional da Cultura, e surge na sequência da visita aos Açores do Professor Craig Mello, em Julho de 2009, a convite de Carlos César.

É constituída por um conjunto de módulos expositores onde estão patentes a Medalha e o Diploma do Prémio Nobel, bem como o livro com a genealogia do laureado editado pela Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

Recorde-se que a exposição “Craig Mello, Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia 2006” já esteve patente no Museu Municipal da Ribeira Grande, concelho de origem dos familiares ascendentes de Craig Mello, no Museu dos Baleeiros nas Lajes do Pico e na Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa.

A mostra ficará patente de hoje até 18 de Junho e de 28 a 30 de Junho, no Palácio dos Capitães-Generais, seguindo depois para as ilhas do Corvo, das Flores e do Faial.



GaCS/CT

Sem comentários: