segunda-feira, 31 de maio de 2010

Projecto LIFE Priolo distinguido em Bruxelas



O projecto LIFE Priolo é distinguido hoje em Bruxelas, tendo sido escolhido para receber o galardão “Best of the Best - Nature” (Melhor dos Melhores – Natureza) atribuído aos cinco melhores projectos LIFE Natureza realizados por toda a Europa ao abrigo deste programa da Comissão Europeia (CE).

O programa europeu LIFE co-financia anualmente dezenas de projectos de conservação de espécies e habitats na Europa, sendo uma das principais ferramentas para a conservação da biodiversidade europeia actualmente ao serviço dos países da CE.

Desde 2008, a unidade LIFE da CE tem procurado distinguir os projectos “Natureza” que mais se destacaram, quer por terem alcançado os seus objectivos, quer pelas mais-valias que deles decorreram.

Dos mais de 70 projectos concluídos por toda a Europa durante o período de 2008-2009, a CE escolheu os 23 melhores projectos Natureza, entre os quais estão dois Portugueses: o projecto LIFE Priolo e o projecto LIFE IBAs Marinhas.

O LIFE Priolo foi agora escolhido como um dos cinco projectos “Best of the Best” (Melhor dos Melhores), prémio que será entregue hoje em Bruxelas no âmbito da Conferência “LIFE Nature & Biodiversity – Preparing the Future” (LIFE Natureza e Biodiversidade – Preparando o Futuro).

O Director Regional do Ambiente, Frederico Cardigos, que está em Bruxelas a participar num seminário sobre o futuro do financiamento do Programa LIFE+, estará presente na cerimónia de reconhecimento do projecto açoriano.

O priolo é uma pequena ave cujo habitat se confina à zona do Pico da Vara/Ribeira do Guilherme, em São Miguel, que estava ameaçada devido ao desaparecimento de boa parte da vegetação natural da ilha.

Entre outras medidas, a iniciativa agora premiada permitiu a intervenção ao nível da recuperação do habitat natural, incluindo a replantação de espécies endémicas num local entretanto ocupado por criptomérias, e a instalação de um pomar, importante para a alimentação das aves ao longo de todo o ano.

Foram também realizadas mais de 80 actividades destinadas à população escolar, abrangendo mais de 4.200 alunos, professores e funcionários.

Estas acções incluíram, entre outras iniciativas, palestras nas escolas, visitas ao projecto e concursos.

A participação em feiras diversas, exposições, passeios organizados, foram actividades abertas ao público em geral, tendo a equipa do projecto realizado ou participado em cerca de 135 destas iniciativas, que contaram com vários milhares de pessoas.



GaCS/FA/DRA

Sem comentários: