quarta-feira, 26 de maio de 2010

Recitais de música de câmara com o “Trio.pt” em Angra e Ponta Delgada



A Temporada de Música 2010 apresenta este mês dois recitais de música de câmara com o Trio.pt que terão lugar no dia 28 de Maio, às 21h30, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo e no dia 29 de Maio, pela mesma hora, na Igreja do Colégio em Ponta Delgada. Este segundo recital conta com o apoio da RETE (Associação para a Colaboração entre Portos e Cidades) e da Sociedade Gestora de Participações Sociais – Portos dos Açores.

O Trio.pt já se apresentou no Festival Internacional de Música de Guimarães, na Temporada de Música de Belgais, no Festival de Música de Vila Flor, no Museu Gulbenkian e no Instituto Franco-Português. É formado por Pedro Morais Andrade, um dos mais destacados violinistas portugueses da sua geração, por Paulo Gaio Lima, violoncelista, aluno de Madalena Sá e Costa e pelo pianista açoriano Paulo Pacheco que se formou no Conservatório Regional de Ponta Delgada, nas classes de Graça Paiva Cunha e de António Teves. É licenciado pela ESML na classe de Miguel Henriques, e obteve o mestrado na Universidade do Norte do Texas, sob a orientação de Vladimir Viardo.

As obras em programa são da autoria de J. Brahms (1833-1897), compositor alemão e um dos maiores representantes do romantismo musical europeu do século XIX, e de A. Arenski (1861-1906), compositor russo, muito influenciado por P. I. Tchaikovski, que se destacou no repertório romântico com as suas obras para música de câmara. Para além de compositor, era pianista e maestro, e foi professor de S. Rachmaninoff e de A. Scriabine.

A Temporada de Música 2010 é uma iniciativa da Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura. Tem como director artístico Emanuel Frazão e é produzida pela Juventude Musical Portuguesa.



GaCS/SF/DRaC

Sem comentários: