quarta-feira, 26 de maio de 2010

Aprovado projecto do novo Centro de Saúde da Madalena



Está aprovado o projecto do novo Centro de Saúde da Madalena, que disporá de condições para dar resposta às várias valências dos cuidados de saúde primários e para a prestação de cuidados de diversas especialidades.

Para além dos cuidados de saúde familiar, que se dividem em clínica geral, planeamento familiar, saúde materna e saúde infantil e escolar, a nova estrutura estará capacitada para a prestação de cuidados de saúde de especialidades, nomeadamente de dermatovenereologia, ginecologia/obstetrícia, oftalmologia, otorrinolaringologia e pediatria.

Por outro lado, albergará o serviço de apoio domiciliário e disporá de gabinetes para a execução do programa de hipertensão, de diabetes, de medicina física e do programa de seguimento de grávidas.

Está ainda prevista uma área obstétrica. Segundo o Secretário Regional da Saúde, esta aposta do governo “possibilitará que as grávidas do Pico possam optar por realizar o parto, em segurança, sem terem de se deslocar da sua ilha”.

Na nova unidade está previsto, de igual modo, um serviço de cirurgia de ambulatório, de modo a que seja possível realizar pequenas e médias cirurgias, evitando, uma vez mais, a deslocação de doentes.

Nos 6.900 m2 de área de construção prevista, o edifício disporá de internamento em quartos duplos e quartos individuais.

A Urgência, com entrada diferenciada, permitirá um acesso rápido aos serviços de cirurgia de ambulatório e a meios de diagnóstico em caso de emergência.

O serviço relativo às consultas terá gabinetes médicos e de enfermagem e, ainda, haverá salas de tratamentos e de vacinação. Incluirá ainda medicina dentária, fisioterapia, serviços de tratamento de doenças respiratórias, serviços de imagiologia e disporá de uma área para a Delegação de saúde.

Para Miguel Correia esta nova infra-estrutura “demonstra bem a preocupação que o Governo Regional tem em dotar a ilha com uma infra-estrutura que permita uma prestação cada vez melhor dos cuidados de saúde à população do Pico”.



GaCS/RC

Sem comentários: