sexta-feira, 21 de maio de 2010

XIV Edição dos Jogos das Ilhas “Açores 2010” com 850 participantes de 11 regiões



O Director Regional do Desporto promoveu hoje uma conferência de imprensa, em Ponta Delgada, com vista à apresentação do programa da XIV Edição dos Jogos das Ilhas “Açores 2010”.

O responsável começou por anunciar o cancelamento da participação das regiões das Canárias, Corfu, Guadalupe, Martinica e Maiote, que alegaram dificuldades financeiras, decorrentes da crise económica que se vive nos respectivos países.

Esta perturbação de última hora obrigou a organização dos jogos a algumas alterações nos quadros competitivos dos desportos colectivos, assim como a uma reorganização da logística de todas as comitivas, sublinhou António Gomes. Desta forma, a dimensão dos jogos fica agora reduzida a 850 participantes, de 11 regiões diferentes.

Em relação ao modelo competitivo do evento, os jogos incluem competições em 10 modalidades colectivas e individuais, com participações masculinas e femininas.

O programa oficial dos Jogos arranca com a cerimónia de abertura, no dia 26 de Maio, às 21 horas, nas Portas do mar. O evento irá englobar o desfile de todas as comitivas desportivas participantes e a actuação do grupo de animação de rua “Ar Tristas”.

A cerimónia de encerramento, presidida pelo Presidente do Governo Regional, terá lugar no dia 29, no mesmo local, onde se irá proceder à entrega dos troféus da classificação, assim como à entrega do troféu “Fair Play”, conquistado já pelos Açores em edições anteriores. Este acto inclui também uma cerimónia protocolar de passagem da bandeira dos Jogos das Ilhas para a comitiva da Sicília, que organizará a próxima edição dos jogos. Seguem-se as actuações dos “Be Dom” e dos “Stream”.

Relativamente às modalidades em competição, as provas de atletismo, com nove regiões participantes, decorrem nos dias 27, 28 e 29, na pista da Escola das Laranjeiras, onde se inaugurará a requalificação daquela infraestrutura.

O andebol masculino é o desporto colectivo com mais participações. As provas decorrem nos dias 26, 27, 28 e 29, nos pavilhões da Escola Roberto Ivens e da Universidade dos Açores. Os jogos serão, na sua maioria, concentrados na Escola Roberto Ivens, pois dará a possibilidade aos jovens alunos de acederem às competições.

O basquetbol feminino inclui a participação de cinco comitivas e todas as provas serão realizadas no Pavilhão Sidónio Serpa, nos dias 26, 27, 28 e 29.

O voleibol masculino tem cinco regiões representadas e os jogos serão todos realizados no pavilhão desportivo da Escola das Laranjeiras, nos dias 26, 27, 28 e 29.

A modalidade de ginástica artística vai decorrer na sala de ginástica do complexo desportivo da Ribeira Grande, nos dias 27, 28 e 29, com a participação de seis comitivas. Esta é a única modalidade em que a região dos Açores não está representada.

As competições de judo irão decorrer no Pavilhão do Mar, nas Portas do Mar, nos dias 26, 27 e 28. A competição divide-se em duas, havendo provas por equipas e duas jornadas com provas individuais.

A piscina do complexo desportivo das Laranjeiras, que foi alvo de algumas beneficiações, vai receber as provas de natação, nos dias 26, 27 e 28. Esta é a modalidade com maior participação de atletas e que inclui a presença de todas as regiões.

O ténis decorre no Clube de Ténis de São Miguel, com quatro jornadas de competição, de 26 a 29. Participam sete regiões e o modelo competitivo baseia-se em eliminatórias. O ténis de mesa irá incluir competições por equipas, por pares e competições individuais. O local das provas, que decorrem nos quatro dias de jogos, será o pavilhão da Associação dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada.

Na vela estão previstas três jornadas de competição, nos dias 26, 27 e 28, onde, em cada uma delas, se disputam três regatas consecutivas masculinas e três regatas consecutivas femininas. Nesta modalidade específica, o sábado, dia 29, está guardado como reserva para efectuar outras provas, caso as condições do vento não permitam a realização de regatas mínimas para a conclusão da competição.

O Director Regional do Desporto garantiu que, apesar dos constrangimentos de última hora com o cancelamento da participação de cinco regiões, o nível competitivo dos Jogos das Ilhas fica assegurado assim como a qualidade desportiva.



GaCS/BP

Sem comentários: