quinta-feira, 27 de maio de 2010

Pista de atletismo das Laranjeiras com nível internacional



A Secretária Regional da Educação e Formação presidiu esta tarde à inauguração das obras de requalificação da pista de atletismo do Complexo Desportivo das Laranjeiras, em Ponta Delgada, que já recebeu certificação internacional.

Lina Mendes disse, na ocasião, que este investimento, no valor de 350 mil euros, é “mais uma prova do esforço e do empenho do Governo Regional na requalificação das infra-estruturas desportivas”.

A governante acrescentou que este tipo de investimentos é realizado pelo reconhecimento da importância “do desporto e da actividade física”, promovendo-se o acesso dos jovens a esta práticas salutares, potenciadoras de “melhor qualidade de vida”.

A governante disse ainda que esta infra-estrutura vai servir os alunos das escolas que a ela acedem e dela beneficiam para as suas aulas de educação física ou para as actividades do desporto escolar, em particular os estudantes da Escola Secundária das Laranjeiras, mas também para os clubes que diariamente nela promovem e desenvolvem o Atletismo através dos treinos dos seus grupos de trabalho.

Lina Mendes aproveitou a presença de Rosa Mota, convidada e membro da Comissão de Honra dos Jogos das Ilhas, que decorrem em São Miguel, para apresentar o exemplo da campeã olímpica para a motivação da juventude para a prática do desporto.

“Temos como honrosa companhia hoje uma das maiores figuras do atletismo Nacional, uma campeã olímpica, mas principalmente uma campeã do trabalho, da humildade e da dedicação à sua paixão pelo desporto”, sublinhou.

Estiveram também presentes na cerimónia, entre outras entidades, o Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Fernando Mota, e p Presidente do Comité Organizador dos Jogos das Ilhas, Pierre Santoni.

A requalificação do equipamento desportivo hoje inaugurado inclui a substituição integral de todo o piso, em material sintético, da pista, zonas de saltos e de lançamentos e respectivas marcações, trabalhos que garantiram homologação pelas federações nacional e internacional, o que permite a organização de qualquer evento de atletismo de cariz internacional.

Em 2009, os Açores contaram com cerca de 1.400 atletas federados de atletismo (dos quais 547 femininos), 6,4 % do total de federados, sendo a modalidade individual mais expressiva.

Em S. Miguel, existem 854 federados na modalidade (dos quais 337 femininos), o que representa 8,92% do total de praticantes federados da ilha, sendo a terceira modalidade mais praticada.



GaCS/FA

Sem comentários: