segunda-feira, 31 de maio de 2010

“Açores Entre-Mares” com bons resultados



As propostas do “Açores Entre-Mares”, que se realiza desde o Dia Europeu do Mar (20 de Maio) e se prolongará até ao Dia Mundial dos Oceanos (8 de Junho), têm estado a ter bom acolhimento por parte da população. A mais de uma centena de entidades organizadoras e associadas concluíram até 25 de Maio 17 acções em que participaram 574 pessoas. Até ao final, este ambicioso programa contará com centena e meia de acções que decorrerão nas 9 ilhas dos Açores.

Sob a coordenação da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, o “Açores Entre-Mares” tem como objectivo essencial ajudar a sensibilizar os açorianos para as temáticas da biodiversidade, da poluição, com particular ênfase para a boa gestão dos resíduos, do desporto marítimo, da cultura associada ao mar, do turismo marítimo-turístico e para as oportunidades que o Oceano nos oferece. Este esforço tenta também responder ao repto lançado pela União Europeia para o aumento da relação entre os cidadãos do velho continente o gigante azul, o qual merece particular destaque neste ano em que os Açores são a “Região Europeia do Ano”.

As actividades estão organizadas segundo os vectores desportivos (“Mar em Forma”), cultural (“Mar de Cultura”), desenvolvimento sustentável (“Mar que nos Sustenta”), científico (“Mar de Descoberta”), descoberta (“Mergulhos de Descoberta”) e escolares (“A Escola Vai ao Mar”). Em termos gerais, os organizadores das diferentes actividades têm ficado surpreendidos com a adesão, mas, principalmente, com o nível de conhecimentos e entusiasmo dos participantes.



GaCS/SF/DRA

Sem comentários: