quinta-feira, 27 de maio de 2010

Açores solicitam mais verbas para os projectos em curso no âmbito do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os EUA



Os Açores solicitaram hoje um aumento das verbas destinadas aos projectos em curso no âmbito do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os EUA. A posição foi assumida pelo representante açoriano, Francisco Travares, no decorrer da 27ª Reunião da Comissão Bilateral Permanente que se realizou em Lisboa, onde foi efectuado o ponto da situação da execução desses projectos.

Da agenda da reunião fez parte o tema das novas valências da Base das Lajes, com a comissão a dar continuidade à troca de pontos de vista quanto à possibilidade de prosseguirem novas áreas de cooperação.

A proposta, veiculada pelos EUA em 2008, no sentido da utilização da base aérea, instalada na Ilha terceira, para apoio ao treino de novos aviões militares em espaço aéreo junto ao arquipélago, embora constando da agenda dos trabalhos, não conheceu qualquer evolução, uma vez que, nem os EUA, nem o Ministério da Defesa apresentaram qualquer documento que permitisse iniciar o debate político sobre a matéria.


GaCS/LFC

Sem comentários: