segunda-feira, 31 de maio de 2010

Freguesia da Conceição no Faial limpa a orla costeira



A Junta de Freguesia da Conceição realizou na passada sexta-feira, dia 21 de Maio, uma acção de limpeza de resíduos na orla costeira daquela freguesia. Os resíduos recolhidos consistiram essencialmente em restos de madeiras, canas, folhagem e alguns plásticos.

Esta acção de limpeza e remoção de resíduos pretendeu não só dar-lhes um destino final adequado, como também promover uma melhoria paisagista de modo a potenciar a qualidade ambiental daquela área amplamente utilizada pela população, para lazer e como zona balnear.

A Junta de Freguesia da Conceição encontra-se inscrita no Concurso “Eco freguesias: Freguesia Limpa”, promovido pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar. Os principais objectivos deste concurso são promover os bons comportamentos ambientais e reconhecer e distinguir os esforços das Juntas de Freguesia nas áreas da limpeza, remoção e destino final dos resíduos.

A remoção de resíduos efectuada na Praia da Conceição, insere-se no programa de divulgação e sensibilização ambiental “Açores Entre-Mares”, o qual decorre em todas as ilhas dos Açores, entre o dia 20 de Maio (Dia Europeu do Mar) e o dia 8 de Junho (Dia Mundial dos Oceanos).

Na ilha do Faial para o dia 5 de Junho estão previstas acções de limpeza de resíduos na orla costeira em todas as freguesias, as quais estão a ser coordenadas pelas Juntas de Freguesia, com o apoio da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e da Organização Não Governamental para o Ambiente - “Azorica”.

Para colaborar na limpeza da sua freguesia, deve obter informações junto da sua Autarquia ou nos Serviços de Ambiente.



GaCS/SF/DRA

Sem comentários: