terça-feira, 25 de maio de 2010

Eurodisseia traz à Região mais 20 estagiários



O Director Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor recebeu, esta manhã, em Ponta Delgada, um grupo de 20 jovens europeus que se encontram nos Açores no âmbito do programa Eurodisseia.

Para Rui Bettencourt é um motivo de orgulho, uma vez que este programa recebe 50 a 60 jovens europeus por ano nos Açores das mais variadas áreas com licenciaturas e mestrados, em sectores que já estão a marcar na Europa é o caso do restauro, da biologia marinha e do turismo.

Este é um programa que este ano comemora 25 anos de existência e que serve de intercâmbio de jovens, ao mesmo tempo que acolhe também envia jovens açorianos para a Europa, e onde se encontram a estagiar cerca de 25 e aguarda-se a ida de mais 25 jovens.

Por outro lado, é um programa de grande sucesso, realçou o Director Regional do Trabalho, porque há jovens que ficam a trabalhar no arquipélago e outros que ficam na Europa contribuindo para a construção e afirmação da Europa das Regiões.

É, igualmente, um projecto, que funciona muito bem uma vez que nos seis meses de estágio está integrado um mês de aprendizagem da língua, cultura e geografia da região de acolhimento, Por seu turno, estes jovens tornam-se os embaixadores dos Açores na sua região de origem promovendo a imagem do arquipélago fora de portas.

Desde que os Açores assumiram a presidência das Regiões Europeias o Eurodisseia teve um aumento de 50% na procura por parte dos estagiários e das regiões, o que no entender de Rui Bettencourt é revelador do bom trabalho desenvolvido.

Também cada vez mais os empresários estão a aderir ao Eurodissseia e os que aderem são empresas que procuram a internacionalização o que representa um vector fundamental deste programa, captando, assim, uma visão europeia dos negócios.

A finalizar, Rui Bettencourt sublinhou, que muitos jovens escolhem os Açores nas áreas da biologia marinha, restauro e turismo, pois a Região tem a adesão de empresas regionais e centros de investigação de grande qualidade contribuindo desta forma para a divulgação do Eurodisseia no exterior.



GaCS/LM

Sem comentários: