sábado, 29 de maio de 2010

Certificação e validação de competências dos trabalhadores portugueses da Base das Lajes arranca em breve



Os trabalhadores portugueses da Base das Lajes vão ser incluídos no processo de certificação e validação de competência que está a ser promovido pelo Governo na Região, por forma a equiparar a formação profissional e o treino específico dos trabalhadores ao serviço da força dos EUA na Base das Lajes a competências nacionais.
O processo foi anunciado, ontem, por Francisco Tavares e Paula Ramos, Representantes da Região na Comissão Bilateral Permanente e na Comissão Laboral do Acordo da Base das Lajes, após a primeira sessão de esclarecimento sobre este processo, que decorreu no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória, na qual participaram alguns trabalhadores portugueses ao serviço naquela base militar.
Na ocasião foi anunciada a intenção do Governo dos Açores, em promover o diálogo com os trabalhadores, através de outras sessões de informação, como a que agora se realizou, na própria Base das Lajes, deslocando, para este efeito, uma unidade móvel da Rede Valorizar, de modo a que os esclarecimentos possam abranger o maior número de trabalhadores interessados.
Com este processo, o Governo dos Açores, dando resposta a uma aspiração antiga dos trabalhadores, promove o seu reconhecimento profissional, para efeitos do mercado laboral português, valorizando o seu vasto curriculo de formação profissional ao serviço dos EUA.
Na reunião, os Representantes da Região na Comissão Bilateral Permanente e na Comissão Laboral do Acordo da Base das Lajes, deram conta, aos trabalhadores presentes, das últimas decisões destas comissões.
Este encontro entre os representantes dos Açores e os trabalhadores que prestam serviço às forças americanas nas Lajes, serviu, também, para auscultar a sua opinião acerca de aspectos considerados importantes para a agenda da próxima reunião da Comissão Laboral.


GaCS/LFC

Sem comentários: