domingo, 30 de maio de 2010

Escola açoriana ganha primeiro prémio nacional de ciência



Uma equipa da Escola Secundária da Lagoa, ilha de São Miguel, acaba de conquistar o primeiro lugar do Prémio Nacional de Jovens Cientistas e Investigadores.

Em nota agora divulgada, a Secretária Regional da Educação e Formação congratula-se pelo êxito alcançado pelos alunos Carla Raposo, Filipe Amaral e Tiago Costa, sob orientação da professora – coordenadora Alexandra Seara Medeiros.

Lina Mendes destaca o empenho e espírito científico dos jovens e professores que alcançaram aquele patamar de reconhecimento nacional pelo seu trabalho, num conjunto mais vasto de experiências comuns a muitas escolas açorianas.

A distinção conquistada no concurso nacional enquadra-se na IV Mostra Nacional de Ciência que decorreu de 27 a 29 de Maio, no Museu da Electricidade, em Lisboa, que promoveu o 18º Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores, uma iniciativa da Fundação da Juventude em que as equipas açorianas foram apoiados na deslocação pela Direcção Regional da Juventude.

Participaram escolas públicas e privadas de Norte a Sul do País e das Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, sendo que, em representação da Região, estiveram as escolas Manuel de Arriaga e Secundária de Lagoa, esta com três projectos.

Depois de uma selecção prévia, foram à fase final 101 dos trabalhos a concurso.

O projecto vencedor intitula-se “Programa de Biomonotorização da Doença Vibroacústica”, uma investigação científica realizada na Área de Projecto do 12º ano.

Os prémios para os alunos vencedores são um computador portátil e uma verba de dois mil euros, enquanto que à professora – coordenadora é atribuído um montante de 500 euros.

O trabalho vencedor vai representar Portugal no concurso internacional de Jovens Cientistas, que este ano se realiza em Lisboa, em Setembro.



GaCS/FA

Sem comentários: