
A valorização do papel do professor-titular e a consolidação de uma Língua Estrangeira no 1.º ciclo serão duas das consequências da implementação do novo currículo regional da educação básica.
A opinião é da Secretária Regional da Educação e Formação e foi avançada hoje, na Assembleia Legislativa, durante a apresentação da proposta de diploma que “estabelece os princípios orientadores da organização e da gestão curricular da educação básica para o sistema educativo regional”.
De acordo com Lina Mendes, o novo currículo regional traduzir-se-á também na “integração da educação pré-escolar no desenho curricular da educação básica” e no “aumento da carga horária de várias disciplinas”, entre as quais a Língua Portuguesa e a Matemática.
Segundo referiu, a criação de um espaço curricular para o desenvolvimento da Formação Pessoal e Social, bem como da literacia digital, são outras das inovações previstas, adiantando ainda que a área curricular não disciplinar de Cidadania passará a ser leccionada por dois docentes, em par pedagógico.
Para a Secretária da Educação e Formação, o novo currículo irá valorizar igualmente as “actividades de pesquisa e de experimentação” por parte dos alunos, ao mesmo tempo que promoverá, no âmbito do projecto educativo e curricular das escolas, o “desenvolvimento de actividades de enriquecimento curricular de carácter facultativo”.
Considerou ainda que este novo currículo regional da educação básica visa criar as “condições para uma melhor qualidade do processo de ensino e de aprendizagem, bem como para a crescente melhoria dos resultados escolares dos alunos”.
Quanto à sua implementação, Lina Mendes garantiu que a mesma, tendo sempre por base uma “cultura de exigência”, terá em conta a Lei de Bases do Sistema Educativo e a legislação no âmbito do currículo nacional da educação básica.
A Secretária Regional assegurou também que a operacionalização do novo currículo respeitará a “autonomia curricular das escolas” e fará a “relação entre o local e o global em termos de aprendizagens”.
GaCS/FG







Sem comentários:
Enviar um comentário