quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ilha do Faial recebe especialistas em conservação de flora






No âmbito das comemorações dos 25 anos do Jardim Botânico do Faial, o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, organiza o XI Simpósio da Associação Ibero-Macaronésica de Jardins Botânicos. O congresso, que decorrerá de 15 a 19 de Junho de 2011, no auditório da Biblioteca e Publica e Arquivo Regional João José da Graça, reunirá os principais especialistas em Jardins Botânicos da Europa para discutir o contributo dos Jardins Botânicos na recuperação de paisagens degradadas por espécies invasoras.

Ao longo dos últimos séculos, no mundo inteiro, os Jardins Botânicos desempenharam, funções importantíssimas, sobretudo na aclimatação das espécies de flora para a sua utilização na agricultura e ornamentação. Outro dos objectivos destes espaços prende-se com a divulgação da diversidade biológica global. Nos últimos anos, os Jardins Botânicos têm-se orientado para novos temas, como a conservação da diversidade biológica, a educação ambiental, a investigação e o lazer.

O primeiro dia de trabalhos será dedicado à conservação da natureza. Neste dia será possível discutir as correctas medidas que fomentam a conservação de espécies de plantas raras. Serão, ainda, apresentados alguns resultados do Plano Regional de Erradicação e Combate a Espécies Invasoras em Áreas Sensíveis que está a ser executado no arquipélago dos Açores desde há alguns anos. No segundo dia serão discutidas as estratégias para a educação e sensibilização ambientais. O terceiro dia está reservado à discussão sobre as melhores formas de gerir colecções botânicas, nomeadamente, as colecções vivas, os herbários e os bancos de sementes. Os últimos dois dias, deste simpósio, serão dedicados ao contacto com a natureza dos Açores. Durante esse período, os participantes terão a oportunidade de visitar os Parques Naturais do Faial e São Jorge, este recentemente criado.

Na continuidade deste simpósio, haverá lugar a uma campanha de colheita de plantas para os herbários da Associação Ibero-Macaronésica nas ilhas do Faial e Pico, nos dias 20 e 21 de Junho.

Importa referenciar que, integrado no programa comemorativo dos 25 anos do Faial, irá realizar-se no auditório da Biblioteca e Publica e Arquivo Regional João José da Graça, no dia 18 de Junho, pelas 21 horas, uma conferência sobre a biodiversidade nos Açores intitulada “Conferência da Biodiversidade – metas para 2020”. Nesta palestra pública participarão cientistas e investigadores de renome internacional.


GaCS/SRAM

Sem comentários: