domingo, 5 de agosto de 2012

A Proteção Civil continua a ser uma prioridade para o Governo Regional


As corporações de bombeiros dos Açores têm merecido, ao longo dos últimos 16 anos, uma atenção muito especial por parte do Governo Regional dos Açores, afirmou, esta manhã, em Ponta Delgada, o Secretário Regional da Presidência, André Bradford.

Ao intervir, em representação do Presidente do Governo, na cerimónia comemorativa do 133.º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, o governante realçou, que a segurança e a proteção civil são áreas prioritárias de atuação que o executivo regional vai continuar a apoiar.

Os serviços prestados pelas corporações de bombeiros voluntários são, hoje em dia, mais vastos e diversificados, considerou André Bradford, enaltecendo o exemplo de Ponta Delgada, onde a existência de instalações modernas e devidamente apetrechadas permitiu, melhorar os níveis de organização e eficácia, bem como financiar novos projetos e alargar a oferta de serviços e funcionalidades, contribuindo para a sua sustentabilidade económica e para o seu equilíbrio financeiro.

No que se refere à qualificação dos bombeiros, André Bradford revelou, que o Governo Regional já investiu, desde 1996, cerca de um milhão e meio de euros, na área da formação com um diversificado leque de oferta, composto por cerca de dezena e meia de cursos especializados, num esforço continuado de melhoria da sua capacidade de resposta e da sua prontidão operacional.

Nesse sentido, segundo disse, o empenho na diversificação das fontes de financiamento, acompanhado pelo necessário rigor e equilíbrio na gestão das verbas que o Governo Regional vai continuar a disponibilizar às associações de bombeiros, para a modernização de instalações e equipamentos, bem como formação do pessoal, são a resposta adequada para superar as restrições financeiras do período atual.

Nesse sentido, André Bradford ressalvou, o facto de na Região ainda ser possível, apoiar significativamente as associações de bombeiros, evitando o que se conhece noutras zonas do país, onde as limitações orçamentais estão a obrigar ao encerramento de algumas corporações e a dificuldades operacionais acrescidas de outras.

Nos últimos 16 anos, o executivo açoriano apostou igualmente, na área dos equipamentos, num investimento superior a 10 milhões de euros, mas também em infraestruturas físicas, setor em que foram canalizamos fundos superiores a mais de 22 milhões de euros, englobando novos quartéis, anexos, secções destacadas e grandes beneficiações, advogou o governante.

A implementação de uma nova Rede de Comunicações de Emergência do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros, que veio permitir ligar entre si todos os corpos de bombeiros, hospitais, centros de saúde, câmaras municipais, num montante global de seis milhões de euros, foi outra das vertentes apoiadas pelo Governo Regional, revelou o Secretário Regional da Presidência.

Investimentos estes, que demonstram, no entender de André Bradford, a capacidade e a qualidade do Serviço de Proteção Civil dos Açores, reconhecidas nacional e internacionalmente, e colocam a Região num patamar superior, contribuindo para encarar com determinação os tempos difíceis que se avizinham e o futuro com um critério muito apurado das prioridades.

A terminar, o governante deixou uma palavra de apreço e felicitação, pois 133 anos são sem dúvida um marco na vida de qualquer organização e, neste dia, convém enaltecer o exemplo que esta associação constitui, enquanto escola secular de voluntariado e instrumento essencial e eficaz de serviço ao próximo, em prol de uma sociedade que se quer solidária e empenhada no bem-estar coletivo.


Anexos:
2012.08.05-SRP-AnivBombPD.mp3


GaCS

Sem comentários: