terça-feira, 14 de agosto de 2012

Governo dos Açores vai reencaminhar jovens desempregados para cursos de pós-graduação e mestrado


A Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social, através da Direção Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, estabeleceu hoje um protocolo de cooperação com a Universidade dos Açores com vista à recondução de jovens licenciados, inscritos nas Agências de Qualificação e Emprego dos Açores, para cursos de pós-graduação e mestrado naquele estabelecimento de ensino superior.

Segundo Rui Bettencourt, Diretor Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor, o presente protocolo insere-se na política de promoção ativa de emprego, que o Governo dos Açores pretende intensificar através da reconversão de jovens licenciados desempregados para novas áreas de especialização, promovendo-se assim sua empregabilidade.

Rui Bettencourt sublinhou que fruto das medidas implementadas, de que o presente protocolo é exemplo, e segundo os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística, existe atualmente na Região mais 2.114 licenciados a trabalhar do que há um ano atrás.

O Diretor Regional disse, ainda, que o objetivo é o de reencaminhar cerca de um terço dos jovens licenciados desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego para os cursos de pós-graduação e mestrado da Universidade dos Açores.

A Direção Regional do Trabalho, Qualificação Profissional e Defesa do Consumidor remeterá, assim, para a academia açoriana as candidaturas dos licenciados inscritos nas Agências para a Qualificação e Emprego, que manifestem interesse em frequentar os cursos de pós-graduação e mestrado, e assumirá o pagamento das propinas.

A Universidade dos Açores será responsável pela seleção dos jovens candidatos e pela organização dos cursos, assumindo todas as responsabilidades científicas e administrativas inerentes aos mesmos.

Os jovens serão integrados nos cursos previstos para o ano letivo de 2012-2013, mais concretamente os mestrados em Ambiente, Saúde e Segurança, Ciências Económicas e Empresariais, Tradução e Assessoria Linguística, Gestão de Empresas (MBA) e Sociologia, no polo de Ponta Delgada; Tecnologia e Segurança Alimentar e Engenharia e Gestão de Sistemas de Água, no polo de Angra do Heroísmo.

No que diz respeito à Pós-Graduações estão previstas as de Gestão de Empresas, Análise de Dados e Gestão da Informação, Tecnologias Web e Segurança Alimentar e Saúde Pública, no polo de Ponta Delgada; Energias Renováveis, no polo de Angra do Heroísmo; Enfermagem de Saúde Comunitária e Supervisão Clínica, na Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada; e Gestão de Unidades de Saúde e Cuidados Paliativos, na Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo.



GaCS

Sem comentários: