sábado, 15 de setembro de 2012

Artes são fundamentais na formação das pessoas



A música e as outras artes são fundamentais na formação das pessoas e a educação pelas artes deve ser uma aposta constante.

A afirmação é da Secretária Regional da Educação e Formação, falando na sessão solene comemorativa do 80º aniversário da Sociedade Filarmónica Progresso Biscoitense, da ilha Terceira, que se realizou na noite desta sexta-feira.

“Ninguém é verdadeiramente completo se não denominar uma das artes, elas são fundamentais como complemento da formação integral do indivíduo”, manifestou Cláudia Cardoso.

Por outro lado, a governante congratulou-se pelo elevado número de açorianos que participam ativamente em atividades artísticas, desde as filarmónicas aos grupos de teatro, passando por escritores e outras artes.

Sobre as filarmónicas, Cláudia Cardoso, oriunda de uma família ligada a esta atividade artística, disse que são “verdadeiras escolas de vida” uma vez que, “para além da prática da música, são espaços de convívio e de comunhão”.

Vincando esta ideia, a Secretária Regional fez notar que, num mundo em “vertiginosa transformação”, as filarmónicas mantêm uma base comum que é “uma agremiação de afetos, uma capacidade de as pessoas se juntarem porque têm algo em comum e isso não se pode perder”.



GaCS

Sem comentários: