quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Centro de Formação Aeronáutica dos Açores assinala comprometimento do Governo no desenvolvimento de Santa Maria, afirma Carlos César


O Presidente do Governo afirmou hoje, na ilha de Santa Maria, que a entrada em funcionamento do Centro de Formação Aeronáutica dos Açores assinala o “comprometimento” do Executivo açoriano no desenvolvimento daquela ilha do Grupo Oriental do arquipélago.

A opinião foi expressa por Carlos César na cerimónia, à qual presidiu esta manhã, da inauguração daquele centro de formação aeronáutica, instalado no Aeroporto de Santa Maria.

Para o Chefe do Governo açoriano, que se confessou simultaneamente “satisfeito e orgulhoso” com aquele investimento, o Centro de Formação Aeronáutica dos Açores irá trazer “valor” para a economia da ilha e para o emprego das pessoas, afirmando-se como “um elemento-âncora de atração e de impulso para outros investimentos e para outros investidores”.

Sinto igualmente satisfação e orgulho “por termos inovado – e renovado – esta ambição mariense de se distinguir no contexto regional” e por ver concretizada aqui uma estrutura “que permite retomar a vocação natural da ilha de Santa Maria para as atividades mais diretamente relacionadas com a aviação civil”, adiantou Carlos César.

Segundo referiu, este é um investimento do Governo dos Açores que segue “o princípio geral de aposta nas competências e nas potencialidades diferenciadas de cada uma das nossas ilhas, investindo claramente no que em cada uma delas representa um potencial acrescido de competitividade”.

Carlos César garantiu ainda estarmos perante “um bom projeto para Santa Maria e para os Açores”, razão pela qual, apesar do tempo pré-eleitoral em que vivemos, achar “justo e adequado” lembrar a iniciativa do anterior Secretário Regional da Economia, “que está na base da existência deste centro”, bem como a forma como ele foi desenvolvido pela Administração da SATA, que então integrava a atual titular da Secretaria Regional da Economia.

Conforme sublinhou, este centro de formação aeronáutica consubstancia igualmente “uma forte aposta do Governo Regional e da SATA no aproveitamento das competências desenvolvidas ao longo destes anos pelos quadros da empresa” na área da formação e da certificação do pessoal navegante e de cabine.

O elevado nível de formação e de profissionalismo de todo o pessoal embarcado da SATA irá ainda melhorar com os meios que agora são disponibilizados, disse o Presidente do Governo, mas a verdade é que este centro “não pretende ser apenas uma estrutura para servir a SATA, tem outra ambição e está projetado para outros voos”.

Em suma, sintetizou Carlos César, o objetivo deste centro “é ser projetado para o exterior”, abrindo as “ações de formação e de treino as todas as companhias que o necessitem ou que sejamos capazes de interessar, pugnando pela sua dimensão internacional”.

Para o Presidente do Governo, esta é, de resto, “uma tarefa de absoluta prioridade, que deve ser desenvolvida pela SATA, pela gestão aeroportuária, pela APIA, pelo Governo e pelo próprio centro.

Segundo argumentou, a atividade promocional deste novo centro de formação aeronáutica “deve ser levada muito a sério”, já que “estamos em presença de uma iniciativa que pode ser absolutamente fundamental do ponto de vista da sustentabilidade do desenvolvimento na ilha de Santa Maria e da criação de empregos e também da visibilidade dos Açores nesta área de atividade económica tão especializada”.

Carlos César mostrou-se ainda convicto que, através deste centro, onde desde março já foram formados duas dezenas de pilotos no seu voo-base em A-320, o Aeroporto de Santa Maria ganhará também “uma nova vida e uma nova dinâmica”.

A título de exemplo, indicou que o centro irá assegurar desde cursos e treinos em matéria de segurança de bordo, até voos-base em aeronaves A-310 e A-320, passando, entre outras, por atividades relacionadas com a manutenção, com procedimentos em situações de emergência e com a gestão em geral dos recursos humanos.


Anexos:
2012.09.19-PGR-CentroAeronautica.mp3


GaCS

Sem comentários: