sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Educação ambiental é essencial para o futuro dos Açores


“A educação ambiental e a educação para o desenvolvimento sustentável representam um esforço vital e constante que desafia indivíduos, instituições e sociedades a olhar para o dia de amanhã como um dia que pertence a todos nós ou não pertencerá a ninguém”.

A afirmação é da Secretária Regional da Educação e Formação, falando hoje, em Angra do Heroísmo, na sessão de encerramento do X Encontro Regional de Educação Ambiental e Eco-Escolas, promovido pela Secretaria que tutela e pela do Ambiente e do Mar.

O encontro, de três dias, decorreu simultaneamente nas ilhas do Faial, Terceira e de São Miguel, com ligação via videoconferência, e juntou representantes da administração regional e local, escolas, Universidade dos Açores, organizações não-governamentais, empresas e outras entidades da sociedade civil.

“Foi nosso objetivo potenciar a formação de gerações conscientes, que ponham em prática, de forma efetiva e reiterada, comportamentos e práticas ambientais”, disse Cláudia Cardoso,

Para isso, acrescentou, o Governo dos Açores propôs e executou temáticas “estreitamente ligadas a projetos de educação ambiental escolares, como o Programa Eco-Escolas, em conjugação com o Currículo Regional para a Educação Básica, que estabelece o conjunto de competências-chave consideradas estruturantes para a formação integral dos alunos açorianos e apresenta orientações para sua operacionalização, bem como os dois temas transversais que sustentam o currículo: o da Açorianidade e o do Desenvolvimento Sustentável”.


Nesse contexto, lembrou, o executivo açoriano “tem promovido um conjunto de ações e ferramentas destinadas a facilitar a implementação das orientações curriculares na sala de aula, para que aquele Currículo “viva” nas nossas salas de aula, ganhe forma na história, na geografia, nas letras, nas artes e noutros domínios da expressão humana”.

As escolas, por sua vez, “têm sabido responder a este desafio, como o demonstram os projetos por elas desenvolvidos no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável, nomeadamente através da sua participação no projeto Eco-Escolas”, sublinhou a governante.

“Visámos divulgar, de forma prática, o Plano Regional de Educação e Sensibilização Ambiental, incentivando assim a construção de uma sociedade ambientalmente ativa e contribuindo para aprofundar a visão regional de sustentabilidade ambiental que se pretende para a Região Autónoma dos Açores”, disse ainda Cláudia Cardoso, acrescentando que, “nesse sentido, a SRAM também apresenta o kit da Biodiversidade dos Açores”.

A Secretária Regional garantiu, depois, que o Governo dos Açores investe nestas matérias, por reconhecer a sua importância.
“Na verdade, consagrámos expressamente no Programa do Governo como nosso objetivo de governação a nível ambiental a valorização do Ambiente dos Açores e o reforço da participação pública na divulgação e execução de políticas pró-ambientais, através da garantia da existência de, pelo menos, uma ecoteca por polo ou concelho, ou através do alargamento do número de escolas abrangidas por programas ambientais”, precisou..

Além disso, acrescentou a governante, “declarámos sem reservas a necessidade de implementar uma rede de interpretação ambiental, que entendemos a melhor estratégia, a par de iniciativas como o presente encontro, para promover o respeito e a utilização dos recursos do meio ambiente”.

Cláudia Cardoso reconheceu “a evidente e significativa importância dos alunos” neste processo. “São eles os intervenientes principais do referido programa Eco-Escolas, que permite integrar numa estratégia comum inúmeras ações, de diversos departamentos, e assim fomentar a cidadania ativa”, sublinhou.

A Secretária Regional congratulou-se, ainda, pela “existência de uma Rede Regional de Ecotecas dos Açores com forte ligação ao programa Eco-Escolas das instituições de ensino da Região, ligação essa que tem comprovado a sua dinâmica, com o número de Eco-Escolas a aumentar significativamente ao longo dos anos”.



GaCS

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