sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo com grande ampliação concluída


A Secretária Regional da Educação e Formação presidiu hoje à cerimónia de inauguração da grande ampliação e remodelação da Escola Básica e Integrada (EBI) de Angra do Heroísmo.

Trata-se de um investimento do Governo dos Açores no valor de 2,4 milhões de euros, que vem dotar aquele estabelecimento de ensino de mais um edifício (de três pisos) com novas salas de aula, laboratórios, salas de informática, espaços de estudo e lazer e ainda uma nova biblioteca.

Falando na ocasião, Cláudia Cardoso considerou que a inauguração de uma escola é sempre “um momento particularmente feliz”, por vir proporcionar “novas e melhores condições ao local de trabalho mais importante nos dias que correm: a escola”.

A governante justificou essa afirmação com a importância crescente de uma educação de qualidade para “o percurso de desenvolvimento das crianças e dos jovens que amanhã assumirão as rédeas do nosso destino coletivo”.

Nesse contexto, considerou fundamental o trabalho dos professores: “somos fruto da qualidade dos professores que tivemos. Ou da falta dela. Da estabilidade de que disfrutavam, das condições de trabalho que tinham. Daquilo que estavam disponíveis para nos ensinar e comprometidos com que aprendêssemos”, manifestou.

Cláudia Cardoso sublinhou, depois, que o Governo dos Açores continua a apostar na educação e nas suas infraestruturas, ao contrário do que se passa no continente e na Madeira em que, considerou, “a situação é calamitosa”.

Como exemplos recentes dessa aposta, a governante lembrou a abertura, no ano passado, das duas grandes escolas de Ponta Garça, em Vila Franca do Campo, São Miguel, e Francisco Ferreira Drummond, em São Sebastião, ilha Terceira e as obras de reabilitação, em curso, da EBI da Horta, da EBI de Rabo de Peixe e da Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada

A Secretária Regional anunciou, ainda, a consignação, ainda este mês, da empreitada de construção da nova EBS de Velas e a adjudicação da nova EBS das Lajes do Pico, “a que se acrescentam, naturalmente, as duas escolas que inauguramos no arranque deste ano letivo: a EBI de Angra e a nova escola de Água de Pau, na Lagoa, totalizando um investimento na ordem dos 43 milhões de euros”.

A aposta na educação de qualidade passa, também, nos Açores, pela redução do número de alunos por turma, pelo apoio educativo aos alunos, e por facultar às escolas a possibilidade de reforçar os tempos letivos nas disciplinas de Português e Matemática, segundo acrescentou.

Cláudia Cardoso afirmou, também, que o sistema educativo regional se tornou “uma referência nacional, pela construção sistemática de infraestruturas escolares, pelo compromisso com a estabilidade dos recursos humanos, pelo aprofundamento da autonomia das escolas, pela aposta na formação e no desenvolvimento profissional, pelo apoio social aos alunos, e pela diversificação de percursos de escolarização”.

Fazendo um balanço da atividade governativa na Região na área de Educação, a Secretária Regional disse que ao longo da legislatura “cumprimos com os objetivos que propusemos aos açorianos nos nossos Programas de Governo”, nomeadamente com a construção de escolas, com o reforço da autonomia e a gestão das unidades orgânicas, com a melhoria da organização e a gestão curricular dos ensinos básico e secundário, “com a assunção de competências em matéria pedagógica”.

“Implementámos o regime jurídico da inovação pedagógica, alterámos as matrizes curriculares do ensino básico, implementámos o currículo regional em todas as escolas da Região, desenvolvemos o ensino mediatizado pela Internet, (pioneiro no País), revitalizámos o ensino profissional, reestruturámos a forma de funcionamento da educação pré-escolar trouxemos para dentro das escolas do ensino regular os alunos com necessidades educativas especiais, pondo em prática a verdadeira inclusão social”, elencou ainda.

Outras intervenções que também referiu foram a criação do Plano Regional de Leitura, a reformulação do estatuto do aluno, “dando condições às escolas de restaurarem a autoridade docente e promovendo a assiduidade, o mérito, e a disciplina”, a criação de um sistema “inédito e eficaz” de atribuição gratuita e progressiva de manuais escolares, a promoção da educação para a saúde em meio escolar, a estabilizámos os quadros das escolas e o alargamento do ensino secundário a todas as ilhas.

Cláudia Cardoso referiu, ainda, o êxito que está a ser a aposta no ensino profissional, bem como a redução da taxa de absentismo, o aumento da taxa de progressão, o plano de formação de docentes e o projeto Escolas Digitais, “que possibilitou à Região apresentar um rácio de 6 alunos por computador, atingindo no 1.º ciclo do ensino básico o rácio de 4 alunos por computador”.

A governante anunciou na ocasião que, “atendendo ao contexto difícil que as medidas de austeridade impostas pelo Governo da República nos colocam, disponibilizaremos pequeno-almoço gratuito nas escolas a todos os alunos que dele necessitarem”.


Anexos:
2012.09.14-SREF-EBIAngraHeroísmo.mp3


GaCS

Sem comentários: