quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Freguesias são polos fundamentais de desenvolvimento


As freguesias são polos fundamentais de desenvolvimento e o trabalho por elas elaborado demonstra a importância da sua existência.

A convicção é do Vice-presidente do Governo açoriano, que falava, na noite desta quarta-feira, na sessão solene comemorativa do 32º aniversário da freguesia do Posto Santo, na ilha Terceira.

Sérgio Ávila deu como exemplo desse trabalho precisamente a freguesia aniversariante – a mais recente do concelho de Angra do Heroísmo –, que, ao longo da sua relativamente curta existência, demonstrou dinamismo e capacidade de agregação dos residentes em prol do desenvolvimento comunitário.

“Se há freguesia que representa, ao longo destes Açores, o verdadeiro sentido de comunidade, de partilha, de vivência em comum, de objectivos, é o Posto Santo”, sublinhou o governante, elogiando o espírito de voluntariado que funciona naquela localidade, em vários aspectos da vivência social, cultural e desportiva, bem como a liderança em prol da comunidade por parte da Junta de Freguesia, traduzida em “importantes obras e outras realizações”.

Segundo acrescentou Sérgio Ávila, “as freguesias medem-se pela alma do seu povo e, por isso, quando hoje se fala em reduzir o número de freguesias, eu gostava de fazer um apelo a essas pessoas que, lá sentadas no Terreiro do Paço, em Lisboa, se lembrar de reduzir freguesias, que venham viver uma semana no Posto Santo, pois tenho a certeza de que nunca mais quereriam reduzir freguesias”, apenas para “poupar uns tostões”.

O Vice-presidente do Governo declarou, depois, estar atento à evolução “extraordinária” que a freguesia tem tido ao longo dos últimos anos, “uma evolução que não é só ao nível de infraestruturas, de estradas, de instalações, como o Centro Comunitária” a inaugurar ainda este mês, como o pavilhão gimnodesportivo, cuja obra arranca também ainda este ano, a par de outras realizações “em tempo relativamente recente”.

Segundo sublinhou Sérgio Ávila, “essa evolução é vista pela riqueza de instituições culturais, desportivas, recreativas e de vivências” que fazem da freguesia “uma verdadeira família”.

A sessão comemorativa do aniversário do Posto Santo contou com a participação de diversas associações da freguesia e com um momento de homenagem, por parte da Junta de Freguesia, a todas elas.



Anexos:
2012.09.13-VPGR-PostoSanto.mp3


GaCS

Sem comentários: