segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Governo apoia 47 eventos científicos em 2012, anuncia José Contente


Os Açores, tendo em conta a natureza geográfica das ilhas, com comunidades pequenas, podem servir como tubo de ensaio para múltiplas experiências científicas e ensaiar novos projetos que depois podem ser replicados em outros contextos e, inclusive, exportar o conhecimento que aqui é produzido.

Tem sido assim nas áreas das ciências naturais e tecnológicas e agora também nas áreas sociais, afirmou hoje, em Ponta Delgada, o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, na cerimónia de abertura do Congresso/Workshop Internacional “Filosofia para crianças e adolescentes: uma escola de liberdade?”. Este evento, que conta com oradores de vários países, dará a conhecer os resultados do projeto “CRIA”, que envolveu a Universidade dos Açores e o Colégio do Castanheiro numa experiência piloto para aproximar as crianças da filosofia.

Estas e outras iniciativas científicas, financiadas pelo Governo Regional, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, têm contribuído, segundo José Contente, para que nos Açores se esteja a fundar o terceiro pilar da economia através da sociedade do conhecimento. “Mas, para isso, é preciso persistir, insistir e investir. E é esta resiliência que os governos terão que ter agora e no futuro, fundamentais para que se opere essa mudança na nossa sociedade”, disse o governante.

A qualificação social dos açorianos, através das suas melhores instituições, como a Universidade dos Açores, é, neste sentido, “uma mais-valia para que todos saibamos pensar melhor, produzir melhor e termos melhores resultados sob o ponto de vista da sensibilidade social e do conhecimento”, acrescentou.

José Contente sublinhou que o Governo Regional entende a academia açoriana como parceira do desenvolvimento regional associado ao conhecimento científico. Neste sentido, ao longo de 2012 a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos irá apoiar financeiramente a organização de 47 eventos científicos, um investimento que ronda os 350 mil euros. O governante considera que este montante “é bem empregue porque permite à Universidade dos Açores trazer aos Açores não só novos conhecimentos, novas abordagens, mas também qualifica o seu corpo académico, cujos resultados são importantes para a sociedade no geral”.

José Contente felicitou a organização do evento internacional que durante uma semana irá refletir sobre a importância da filosofia para os jovens na aprendizagem de uma cidadania saudável, e rematou a sua intervenção sublinhando que “por meio da filosofia, a consciência humana em ação descobre-se a si própria”.


Anexos:
2012.09.03-SRCTE-CongressoFilosofiaParaCrianças.mp3


GaCS

Sem comentários: