quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Governo destaca processos inovadores na educação e aprendizagem


A Diretora Regional da Educação e Formação afirmou hoje, em Ponta Delgada, que os alunos não adquirem saber todos da mesma forma, nem ao mesmo ritmo e com a mesma facilidade, destacando, por isso, que não há “tamanho único na aprendizagem”.

Graça Teixeira falava por ocasião do Congresso Internacional “Universal Design for Learning” (UDL), que decorre na Universidade dos Açores e propõe-se refletir sobre a Inovação na Educação e na Aprendizagem.

Dando especial relevo às ferramentas da UDL, a Diretora Regional da Educação e Formação avançou que se trata de um instrumento que “permite pensar a educação de um modo inovador, potenciando o carácter significativo das aprendizagens realizadas pelos alunos”.

O Universal Design (UD), criado há cerca de 20 anos, há muito que é usado na arquitetura, cujos princípios são a base do trabalho dos arquitetos na conceção dos edifícios para uma variedade de utilizadores, criando, desde o início, opções de acesso para a melhoria da qualidade de vida de todos os indivíduos.

Na vertente da educação, o UDL possibilita conhecer os mais recentes dados científicos nas áreas da neurociência, ciência cognitiva e psicologia da aprendizagem, que estão a influenciar o processo do ensinar e aprender.

Neste sentido, a Diretora Regional da Educação e Formação enfatizou as metodologias da UDL, sublinhando que se assumem como uma “filosofia de educação que altera práticas e rituais que se foram cristalizando na atividade letiva, mas que, por vezes, não têm em conta a diversidade dos perfis dos alunos, e que desperta nos docentes a vontade de experimentar outros percursos de aprendizagem”.

A responsável assegurou que o Universal Design entra na educação, não como um novo programa, mas sim “como um conjunto de princípios que orientam os educadores a perspetivar o currículo de forma adaptável”, atendendo às diferenças individuais dos alunos ao nível das suas capacidades.

Frisou também que o currículo educativo deve dirigir-se para a transformação dos alunos em aprendentes ao longo da vida, para que os mesmos possam, no futuro, saber impor-se perante os desafios da cidadania e da profissão, salientando a importância do “saber comunicar, argumentar, expor, debater e procurar conhecimento em fontes e suportes variados”.

A Diretora Regional da Educação e Formação manifestou o desejo de que este Congresso internacional “inspire e estimule outros percursos pedagógicos” e que dê oportunidade aos docentes de encontrarem a sua voz nas decisões pedagógicas que tomam diariamente no exercício da sua profissão.


Anexos:
20120906-DREF-CongressoInternacional.mp3


GaCS

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