quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Manual de Ambiente vai tornar mais fácil e rápido o licenciamento das empresas


O Manual de Ambiente – Itinerário Ambiental para Empresas, apresentado terça-feira à noite na Horta, tem como principal objetivo tornar “mais célere e mais fácil” o licenciamento das empresas que exercem a sua atividade no arquipélago.

A informação foi avançada pelo Secretário Regional do Ambiente e do Mar à margem da sessão de apresentação daquele manual, que decorreu no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça.

De acordo com Álamo Meneses, esta iniciativa de dar a conhecer aos empresários as regras que, nos diversos setores, em matéria de ambiente, regem o licenciamento, o funcionamento, a inspeção, o acompanhamento e a monitorização das empresas contribui também para dar “mais transparência à ação da própria Inspeção Regional do Ambiente e da ação administrativa do Governo dos Acores”.

O governante apontou ainda a “redução dos custos de contexto” das empresas como sendo outro dos objetivos da elaboração deste manual, uma iniciativa do Governo dos Açores, através da Inspeção Regional do Ambiente.

Segundo adiantou, o Manual de Ambiente – Itinerário Ambiental para Empresas foi já colocado na Internet à disposição das empresas e, com a colaboração das câmaras de comércio, está também a ser apresentado nas cidades da Horta, de Angra do Heroísmo e de Ponta Delgada.

Para o Secretário Regional do Ambiente e do Mar, esta “ferramenta” será de “grande importância” para quem está a exercer qualquer tipo de atividade económica, bem como para os técnicos e para outras empresas que dão assessoria e que acompanham os empresários nos seus processos de licenciamento e na resolução dos problemas ambientais que vão encontrando.

Quanto à ação da Inspeção Regional do Ambiente, o governante referiu que a mesta tem sido uma “ação essencialmente pedagógica”, do que resulta que a larga maioria dos autos levantados conduziu à correção dos problemas que existiam e não à aplicação de qualquer tipo de sanção.

“Os resultados têm sido excelentes e a grande maioria dos problemas encontrados têm sido rapidamente corrigidos pelos empresários, com a colaboração da Secretaria Regional e, nalguns casos, de outras entidades governamentais e não só”, acrescentou Álamo Meneses.



Anexos:
2012.09.12-SRAM-ApresentaçãoManualAmbiente.mp3


GaCS

Sem comentários: