sábado, 15 de setembro de 2012

Presidente do Governo defende incremento da relação com Cabo Verde


O Presidente do Governo dos Açores defende um projeto de ligações diretas no transporte aéreo que ligue os quatro arquipélagos da Macaronésia: Açores, Cabo Verde, Madeira e Canárias.

A ideia foi transmitida em declarações aos jornalistas hoje no Palácio de Santana após ter recebido em audiência o Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Maria das Neves.

Carlos César considera que a mobilidade humana “trabalha muito para a consolidação das relações económicas, empresariais e do próprio relacionamento político e institucional. No caso de Cabo Verde com os Açores, o relacionamento no plano institucional e no plano político tem sido de grande qualidade e patenteado nesta cooperação sobretudo aos níveis em que os Açores estão presentes no âmbito da União Europeia, e penso que este projeto de ligar os quatro arquipélagos é de grande relevância do ponto de vista desta área atlântica, de grande para a Europa e para o nosso país e naturalmente para Cabo Verde”.

O Presidente do Governo dos Açores classifica as relações entre os Açores e Cabo Verde como “naturais e vivem de um impulso que tem a ver com sua história comum e com a sua similitude física, territorial, com a natureza muito semelhante dos problemas que se colocam ao seu desenvolvimento. Esta relação tem todas as condições para ser desenvolvida com facilidade e com naturalidade”.

Carlos César sublinha que é “importante que, no âmbito do reforço das relações luso-caboverdianas, as autoridades portuguesas compreendam o valor da colaboração dos Açores e da Madeira com a República de Cabo Verde e que, no âmbito da Conferência da Macaronésia e da cooperação apoiada pela União Europeia, estas relações sejam fortalecidas e sejam consolidadas”.

“Nós temos uma relação muito boa com Cabo Verde, que tem beneficiado muito do interesse que nessa relação tem sido depositado pelo Senhor Primeiro-Ministro de Cabo Verde,  que impulsionou muito quer a parceria especial com a União Europeia quer a relação privilegiada com os Açores, a Madeira e as Canárias, e, portanto, acho que, no próximo futuro, essa relação tem todas as condições para ser incrementada, melhor concretizada, alargada e tornar-se irreversível”, concluiu.


Anexos:
2012.09.15-PGR-Relações-com-Cabo-Verde.mp3
 2012.09.15-PGR-ligações-diretas-CaboiVerdemp3.mp3


GaCS

Sem comentários: