sexta-feira, 1 de março de 2013

Abertas candidaturas ao Programa de Incentivo à Inserção do Estagiar L e T e ao Programa Integra - Atualizada


A Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional tem abertas, a partir de hoje, as candidaturas ao Programa de Incentivo à Inserção do Estagiar L e T (PIIE) e ao Programa Integra.

O PIIE é destinado às empresas, cooperativas ou entidades sem fins lucrativos onde os jovens abrangidos estiverem a estagiar.

Este programa assegura um apoio financeiro às entidades empregadoras que contratem os jovens após a conclusão dos Estagiar L e T, cujo estágio se conclua a partir de 1 de janeiro de 2013, ficando essas entidades obrigadas a celebrar contrato de trabalho a tempo completo sem termo ou com duração mínima de um ano, no caso de contrato a termo.

O valor do apoio às empresas é de 500 euros por mês por estagiário L contratado e de 350 euros por mês por Estagiário T durante o primeiro semestre e de 350€/mês e 250€/ mês no segundo semestre, respetivamente.

Os apoios atribuídos serão aumentados em 50% se a entidade promotora proceder à contratação do estagiário ainda durante o período do estágio.

O programa INTEGRA apoia a contratação de desempregados pelas empresas e outras entidades empregadoras com quadros de pessoal existente desde o início de 2012.

O apoio consiste num financiamento mensal de 450 euros por cada posto de trabalho a criar pelas empresas, durante um ano, com recurso à contratação de desempregados há mais de 6 meses, e um apoio de 350 euros se a inscrição nos Centros de Emprego for inferior a 6 meses.

Será atribuída uma majoração de 20% à contratação de desempregados com mais de 50 anos de idade.

Para o efeito, a empresa a beneficiar deste apoio não poderá ter procedido a redução do seu quadro de pessoal a partir de 2012 e o trabalhador a contratar terá de estar inscrito na Agência para a Qualificação e Emprego à data de 30 de Novembro de 2012.

As candidaturas a estes programas, ambos integrados na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial que o Governo dos Açores vem implementando no cumprimento do calendário previsto, podem ser feitos através dos sites  http://www.estagiar.azores.gov.pt e http://portaldoemprego.azores.gov.pt.




GaCS

Sem comentários: